Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Nível do Rio Paraná baixa oito metros em dois dias
Tamanho da letra
12/06/2014

Em 48 horas, o nível do Rio Paraná, na região da Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai, baixou oito metros. Nesta quinta-feira (dia 12), chegou a 117 metros naquela localidade.

A situação hoje só não é melhor porque há possibilidade de mais chuva com a chegada à fronteira de uma nova frente fria, mas não tão intensa como a da semana passada. Por causa do alerta, as famílias ribeirinhas ainda não podem voltar para suas casas.

Cenário

Na terça-feira (dia 10), à meia-noite, o Rio Paraná atingiu o pico máximo da semana, com 124,98 metros. Foi a terceira maior cheia de todos os tempos. A cota só perde para níveis registrados em 1983 e 1992, quando o Paranazão registrou as maiores enchentes locais.

Cataratas e vertedouro

A usina de Itaipu mantém duas calhas abertas do vertedouro, por onde escoaram pela manhã 11,7 mil m³/s. O vertimento vem sendo mantido desde sábado (7). No domingo, foi aberta a segunda calha.

Na confluência, encontro dos rios Iguaçu e Paraná, no Marco das Três Fronteiras, logo abaixo das Cataratas, o nível baixou de 37.864 metros cúbicos de água por segundo para 33.013 mil m³/s.

Antes disso, a última vez que a usina de Itaipu abriu duas calhas do vertedouro foi na cheia de junho de 2013. O vertimento máximo no ano passado foi de 14.135 mil m³/s, registrado no dia 27 de junho.

A Divisão de Hidrologia de Itaipu, que tem condições de fazer medições com vazões acima de 30 mil m³/s, está fazendo o monitoramento constante nos rios.

Cota de referência para inundações

Em Ciudad del Este, no Paraguai:
San Rafael: 109,90 metros na Ponte da Amizade (primeira casa);
Remansito: 117,00 metros no Iate Clube Cataratas (em frente a Presidente Franco);
Club Monday: 124,00 metros na Ponte da Amizade.

Em Foz de Iguaçu:
Porto Meira: 114,00 metros no Iate Clube Cataratas;
Vila Bancária: 119,00 metros no Iate Clube Cataratas;
Iate Clube Cataratas: 109,00 metros.

Casas afetadas

Sete bairros sofrem os efeitos das inundações. Do lado brasileiro, as partes mais baixas dos bairros Porto Meira, Jardim Jupira, região do Marco das Três Fronteiras, Iate Clube Cataratas, Iate Clube Maringá, além de um porto de areia, foram inundadas. No lado paraguaio, foram atingidos os bairros San Rafael e Remansito.

Nas Cataratas do Iguaçu, a vazão continua diminuindo e nesta quinta-feira, às 7h, chegou a 9.388 mil m³/s. O volume normal é de 1,2 mil m³/s a 1,5 mil m³/s.