Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Natureza é destaque em duas exposições no Ecomuseu de Itaipu
Tamanho da letra
18/06/2015

O Ecomuseu de Itaipu inaugura, nesta sexta-feira (19), a partir das 19h, as exposições Avis Per Francisco, com fotografias de aves da região feitas pelo ornitólogo João Batista Francisco, e Recordações da terra sem mal, do artista plástico Andrés Paredes. As duas mostras ficam disponíveis para o público até o dia 28 de setembro, de terça-feira a domingo, das 8h às 16h30.

Avis per Francisco é um trabalho conjunto de empregados de várias áreas de Itaipu. João Batista Francisco atua na binacional como técnico em hidrologia, mas formou-se biólogo e se dedica à ornitologia (estudo de aves) nas horas vagas. Sob a curadoria do veterinário Wanderlei de Moraes, que trabalha no Refúgio Biológico Bela Vista, serão expostas 62 fotografias de aves da região detectadas por Francisco, algumas delas bastante raras.

“Ao mesmo tempo em que mostra o amor de Francisco pelas aves, a exposição tem um caráter educacional e ecológico, revelando a importância dessas aves no ecossistema da região”, explica Wanderlei. Também será exibida a mesa de trabalho de Francisco, com pinturas, materiais e o caderno em que ele faz suas anotações de campo.

Também estão envolvidos no projeto o fotógrafo Alexandre Marchetti, da Divisão de Imprensa da Itaipu, que fez as fotos de João Batista com as aves, e Rene Diomar Fernandes, da Divisão de Ação Ambiental, que complementa a exposição com delicadas aerografias que entrelaçam as fotos e os ambientes.

Recordações da terra sem mal

Artista plástico argentino consagrado, com obras expostas em lugares como Dubai, no Emirados Árabes, Beirute, no Líbano, Cingapura, na Península Malaia, e na Bienal de Ushuaia, Andrés Paredes entrou no mercado brasileiro em 2014, com uma exposição no 12º Encontro do Programa Cultivando Água Boa.
Os seus trabalhos, uma mandala de cinco metros de diâmetro e painéis de recorte de papel em formato de cascatas (inspirados na água e na energia da região), compuseram a cenografia do espaço cultural do Encontro. Agora, Andrés traz a Foz do Iguaçu uma versão ampliada de suas criações, numa proposta de fazer um reencontro do homem com a natureza e as memórias que nos formaram.

Serviço

Exposições Avis per Francisco, de João Batista Francisco, e Recordações da terra sem mal, Andrés Paredes
Data: de 19 de junho a 28 de setembro
Local: Ecomuseu de Itaipu (Avenida Tancredo Neves, 6001 – Foz do Iguaçu. Telefone: 0800 645-4645)
Horário: terça a domingo, das 8h às 16h30
Preços: R$ 10 (integral) e R$ 5 (meia-entrada). Entrada gratuita para moradores de municípios lindeiros, crianças de 0 a 6 anos e pessoas com deficiência. Idosos pagam meia.
Mais informações: www.turismoitaipu.com.br