Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Na Tailândia, Itaipu participa da revisão do ODS 7, em conjunto com a ONU
Tamanho da letra
22/02/2018

A Itaipu participa, a partir desta quarta (21) e até sexta-feira (23), em Bangkok (Tailândia), da Conferência Global de Energia ODS 7, o encontro preparatório para a revisão do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 (Energia Acessível e Limpa). O processo de revisão consiste no compartilhamento de experiências, lições aprendidas e desafios para a consecução dos ODS em todo o mundo.

Paralelamente, a Itaipu e o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas (Undesa), da ONU, promovem, nesta quarta-feira, o evento “Interconexões entre Água e Energia para o Desenvolvimento Sustentável”, que tem como moderador Ivan Veras, da Divisão de Desenvolvimento Sustentável da Undesa.

A empresa é representada pelo assistente da Diretoria Técnica, David Krug (ME), e pelo engenheiro Moises Ayala (MD). Krug também foi convidado a participar como palestrante na seção “Hidroeletricidade – parte da solução para o desenvolvimento sustentável”, organizado pelo governo da Noruega. A Itaipu foi apresentada como um caso bem-sucedido, em que projetos hidroelétricos bem geridos podem gerar impactos ambientais, sociais e econômicos positivos.

Na sexta-feira, Moises Ayala participa do painel Energia e Clima e David Krug será um dos painelistas sobre Nexo Água-Energia-Alimentos. Essas duas participações fazem parte da programação principal da conferência. "É a primeira vez que as hidroelétricas estão na agenda de discussões da ONU como um tema específico e não como um assunto genérico dentro da temática de energias renováveis, como acontecia no passado. E a Itaipu está tendo um papel de liderença nessa discussão", afirmou Krug.

Os ODS

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) compõem a Agenda 2030, da ONU, uma série de compromissos que as nações assumiram para reduzir desigualdades sociais, enfrentar as mudanças climáticas, adotar fontes renováveis de energia, proteger a biodiversidade nos continentes e nos oceanos, entre outros, até o ano de 2030. Saiba mais: https://www.itaipu.gov.br/responsabilidade-social/ods