Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Município do Oeste do PR vence prêmio Cidades Sustentáveis
Tamanho da letra
08/12/2014

Quatro Pontes, um dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 parceiros do Programa Cultivando Água Boa (CAB), da Itaipu, foi o vencedor do prêmio Cidades Sustentáveis na categoria Cidades Pequenas. O prêmio foi entregue na última quarta-feira (3), na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Quatro Pontes foi a única cidade paranaense premiada nas quatro categorias (Metrópoles, Cidades Grandes, Médias e Pequenas).

Para o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich, em um mundo em que a preocupação com a sustentabilidade das cidades é crescente, uma premiação como essa é muito significativa. "Entre 273 municípios brasileiros que aderiram ao programa, uma cidade paranaense se destaca já na primeira edição do prêmio. É uma grande conquista", afirmou o diretor, lembrando que 25 municípios da Bacia do Paraná 3, parceiros do CAB, também aderiram ao programa Cidades Sustentáveis (oito deles concorreram ao prêmio).

O prefeito de Quatro Pontes, Paulo Feyh, comemorou o reconhecimento, que ele atribuiu à cultura do município de “cuidar bem da cidade e de proporcionar qualidade de vida”. “Fiquei muito feliz e satisfeito, porque nossas ações caminham nesse sentido da sustentabilidade, não com o objetivo de ganhar prêmios, mas de proporcionar uma melhoria constante”, afirmou.

O programa

O programa Cidades Sustentáveis consiste em uma série de indicadores organizados em torno dos seguintes temas: governança; bens naturais comuns; equidade, justiça social e cultura da paz; gestão local para a sustentabilidade; planejamento e desenho urbano; cultura para a sustentabilidade; educação para a sustentabilidade e qualidade de vida; economia local, dinâmica, criativa e sustentável; consumo responsável e opções de estilo de vida; melhor mobilidade, menos tráfego; ação local para a saúde; do local para o global; e planejando cidades do futuro.

Os municípios que aderem à iniciativa assumem o compromisso de promover uma melhoria constante nesses indicadores, independentemente de filiação partidária e com um planejamento de longo prazo, para além dos mandatos de quatro anos que caracterizam as administrações municipais. Se comprometem também a instalar um observatório para acompanhar o progresso desses indicadores.

Segundo Feyh, a prioridade em Quatro Pontes, depois de aderir ao programa, foi adotar o orçamento participativo, colocando a população em contato direto com a administração pública. Outro ponto importante foi a preocupação com a questão de gênero. “Hoje, temos uma vice-prefeita, pela primeira vez na história do município. E a maioria do nosso quadro de servidores é de mulheres."

Outras ações de destaque estão nos serviços de saúde e fornecimento de água de qualidade para todos, além de melhorias na educação, cultura e esporte. Não por acaso, Quatro Pontes detém, também, a terceira colocação no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná, segundo o Ipardes.

“O fato de vencermos o prêmio Cidades Sustentáveis é sinal de que é uma metodologia que dá resultados e pode ser replicada em todo o País. Isso é motivo de muito orgulho para nós”, completou Feyh.

O prêmio

O prêmio Cidades Sustentáveis foi entregue a 12 municípios. Mais de 270 cidades aderiram ao programa, que classificou 57 municípios de todo o País para o evento de premiação. Confira a lista dos vencedores da primeira edição do Prêmio Cidades Sustentáveis.

• Cidades Pequenas:
1° Quatro Pontes, PR
2° Bom Despacho, MG
3° Belo Oriente, MG

• Cidades Médias:
1° Canoas, RS
2° Santos, SP
3° Rio das Ostras, RJ

• Cidades Grandes:
1° Sorocaba, SP
2° Joinville, SC
3° Teresina, PI

• Metrópole:
1° Goiânia, GO
2° Belém, PA
3° Campinas, SP