Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Movimento de turistas na Itaipu cresce 27% em julho
Tamanho da letra
02/08/2017
O movimento de turistas na margem brasileira de Itaipu Binacional cresceu 27,7% no mês de julho, na comparação com igual período de 2016. Foram 73.539 turistas no último mês, período de férias escolares, ante 57.578 em julho do ano passado.
 
Clique na foto para baixar arquivo em alta resolução. Crédito: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
 
O acumulado do ano também apresenta resultado positivo. Nos sete primeiros meses deste ano, 328.376 pessoas visitaram os atrativos turísticos de Itaipu, desempenho 6,96% superior ao do mesmo período do ano passado.
 
Os números foram divulgados pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI), setor responsável pela gestão do turismo na usina, e não contemplam as visitas institucionais do lado brasileiro e do lado paraguaio da usina.
 
De acordo com o levantamento, todos os atrativos turísticos de Itaipu tiveram aumento de visitação em julho. O maior destaque foi o passeio de Kattamaran pelo Lago Itaipu, que cresceu 228%. O atrativo oferece desconto de 50% quando o ingresso é comprado juntamente com outro passeio – a Visita Panorâmica. O desconto só não vale para o horário do pôr do sol, às 17h.
 
Outro destaque foi o Polo Astronômico, que registrou aumento de 77,4% na visitação – impulsionado pela campanha “Universo Itaipu”, estrelada pela apresentadora Titi Müller. A campanha (que começou em julho e segue até o final de setembro) dá desconto de 50% no atrativo quando o turista também compra ingressos para a Visita Panorâmica ou o Circuito Especial.
 
Chama a atenção no levantamento a maior presença de turistas brasileiros, vindos de outras regiões do País. Na comparação com julho do ano passado, o movimento deste segmento (que exclui os vizinhos dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu) cresceu 38,5%: foram 60.737 visitantes brasileiros em julho de 2017, ante 43.830 registrados em julho do ano passado.
 
O coordenador de turismo da Itaipu, Jaime Nelson Nascimento, relacionou alguns dados que explicam o incremento nos números – a começar pela situação econômica e a valorização do dólar, que tem feito com que os brasileiros procurem mais os destinos do próprio País. “A classe média, especialmente, em vez de ir para o exterior, tem procurado opções de turismo interno. E Foz do Iguaçu é sempre uma ótima alternativa.”
 
Nascimento cita ainda o trabalho de divulgação do destino – em campanhas como “Universo Itaipu” –, que colocam Foz do Iguaçu em evidência para o turista brasileiro. Outra razão para o crescimento do turismo na região, segundo ele, é a vizinha Ciudad del Este, no Paraguai, que recentemente abriu novas lojas e shoppings. “O turismo de compras está se convertendo em turismo de lazer, com novas ofertas, e isso também ajuda a atrair o turista.”
 
Percentualmente, o incremento na visitação turística na Itaipu no último mês (de 27%) foi o mesmo registrado em junho, na comparação com junho de 2016.
 
Moradores da região não pagam
 
Os moradores da região trinacional e municípios lindeiros ao Lago de Itaipu não pagam ingresso em cinco atrativos da usina: Visita Panorâmica, Iluminação da Barragem, Refúgio Biológico, Polo Astronômico e Ecomuseu. No Circuito Especial e no Porto Kattamaram, além do estacionamento do Centro de Recepção de Visitantes (CRV), o desconto é de 50%.
 
Para ter o benefício, o morador deve apresentar comprovante de residência recente, acompanhado de documento com foto. Menores de 18 anos podem apresentar comprovante no nome dos pais.
 
Mais informações e reservas podem ser obtidas pelo site www.turismoitaipu.com.br ou pelo telefone (45) 3576-7000.
 
Cataratas do Iguaçu
 
O movimento de turistas no mês das férias escolares também foi forte em outros atrativos da cidade. O principal deles, o Parque Nacional do Iguaçu – que abriga as Cataratas do Iguaçu – já recebeu mais de 1 milhão de turistas nos sete primeiros meses do ano, aumento de 18% na comparação com igual período do ano passado.