Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Mostra Brasil é uma das atrações do 2º Fórum Mundial
Tamanho da letra
31/10/2013

Até esta sexta-feira (1º), quem visitar a “Mostra Brasil – Territórios em Movimento” poderá levar para casa um pouquinho da beleza e da cultura de cada cantinho do País. Organizada pelo Sebrae, a feira – que ocorre paralelamente ao Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico, em Foz do Iguaçu – reúne 45 artesãos.  

O grupo é formado por homens e mulheres que traduzem todo o talento do artesanato genuinamente nacional em peças das mais variadas. Todos os produtos estão à venda. A mostra é aberta ao público. A entrada é gratuita.

Utilizando matérias-primas de diferentes regiões, como a palha, o osso, as penas, a madeira, os grãos e o próprio barro, eles conseguem, por meio da arte, mostrar a diversidade do Brasil e, ao mesmo tempo, garantir renda com a confecção de roupas, bijuterias, tapetes, quadros, bonecas, acessórios para cama e banho e utensílios de cozinha, entre outras.

A artesã Maria José Gomes da Silva trouxe de Turmalina, Minas Gerais, bonecas feitas à base de argila para comercializar na mostra. Ela diz que o evento é uma boa vitrine. “Aqui, eu tenho a oportunidade de contar um pouco história da minha região e conhecer o trabalho de outros artistas e, também, trocar ideias de como posso incrementar a minha arte.”

Coordenador do Programa Amebras, que produz, customiza e vende adereços e decorações carnavalescas na Cidade do Samba, Clébio de Freitas, do Rio de Janeiro, veio mostrar um pouco do gingado do povo carioca também na arte de produzir belas peças. A iniciativa é replicada para a comunidade pobre, que aprende dessa forma uma profissão e a ganhar dinheiro com esse trabalho.

Do Mato Grosso do Sul, David Ojeda apresenta os utensílios de cozinha feitos com osso. A produção também é feita por comunidades pobres. “É um programa de inclusão social. Os artesãos produzem as peças e nós ajudamos com a comercialização.”

Anual

Segundo a responsável pela feira, Sabrina Carvalho, essa é a primeira edição da mostra e a ideia é transformá-la em um evento anual.  Os participantes fazem parte do Programa Nacional Dos Territórios da Cidadania, do Sebrae.

O Programa

O Programa Nacional nos Territórios da Cidadania promove assistência técnica e gerencial às atividades produtivas existentes em cerca de 100 Territórios da Cidadania delimitados pelo governo federal, que englobam cerca de 1.500 municípios, proporcionando o atendimento aos negócios existentes nas áreas urbanas e rurais dos diversos segmentos econômicos nos setores de agronegócios, indústria, comércio e serviços.

O programa surgiu para estimular o empreendedorismo nesses territórios e contribuir com a inclusão produtiva, na área urbana e rural. Nessas regiões, existe grande concentração de agricultores familiares e empresas optantes pelo Simples Nacional, além de muitos negócios informais. A estratégia é levar produtos e serviços para municípios ainda não atendidos pela instituição e reforçar o atendimento nas localidades onde o Sebrae já atua.