Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Modelo elétrico oficial da Fiat reforça a frota da Itaipu
Tamanho da letra
11/12/2014

A frota da Itaipu Binacional ganhou, nessa quarta-feira (10), o reforço de três modelos 500e, fabricado pela Fiat no município de Toluca, no México, e comercializado nos Estados Unidos. Os carros passarão a fazer parte das pesquisas do Programa Veículo Elétrico (VE), desenvolvido por Itaipu e parceiros.


Celso Novais, Leonardo Cavaliere e Jorge Samek, na entrega oficial dos 500e à Itaipu.

A entrega oficial foi no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade (CPDM-VE), dentro do complexo hidrelétrico, pelo representante da Fiat do Brasil, Leonardo Cavaliere, ao diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek.

Também estavam presentes o coordenador brasileiro do Programa VE, Celso Novais; o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla; e o presidente da FIAMM do Brasil, Mario Milani, que integra o Conselho de Administração do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

Leonardo Cavaliere disse que o 500e é o modelo elétrico oficial da Fiat no mundo e a expectativa da montadora, para os próximos anos, é expandir a venda do veículo para novos mercados.

Ainda segundo ele, a cessão dos modelos para Itaipu, em regime de comodato, tem o objetivo de “incentivar as pesquisas que há muito tempo estamos fazendo dentro do Programa VE, para avaliar o comportamento [do veículo], a utilização e formas de integrá-lo ao nosso sistema de transporte”.

“A nossa parceria com Itaipu tem sido muito saudável porque vem nos ensinando, no decorrer dos anos, como produzir, como manter e como utilizar os veículos elétricos. Nós temos aprendido muito nesse processo de introdução do carro elétrico no mercado”, completou.

Novais antecipou que os modelos serão utilizados, entre outras aplicações, nos estudos de impacto da conexão do veículo à rede elétrica – da mesma forma que ocorre hoje com os modelos elétricos da Renault e que também fazem parte da frota de Itaipu.

“Em um plano de longo prazo, essa tecnologia poderá viabilizar a produção em larga escala de modelos elétricos no Brasil”, comentou o engenheiro.

Tecnologia avançada

Samek lembrou que a Fiat é uma das primeiras parceiras do Programa VE e viabilizou a montagem, na Itaipu, dos modelos Palio Weekend elétrico – hoje, são mais de 60 protótipos em circulação em vários Estados brasileiros.

“Muitas coisas já foram feitas nesse processo e agora estamos dando um upgrade, com o que há de mais moderno no setor”, disse Samek. “A tecnologia avança muito rápido e nós estamos no estado da arte, acompanhando pari passu os procedimentos mais avançados que existem no mundo”, completou.