Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Moção de aplauso: Foz do Iguaçu reconhece o talento do Coral de Itaipu
Tamanho da letra
24/04/2015

O Coral de Itaipu, com sua formação completa, subiu ao palco nessa quinta-feira (23) à noite, no auditório do Centro de Recepção de Visitantes (CRV), para ser homenageado. E, claro, também para cantar, mas só depois de receber a moção de aplauso concedida pela Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu.

Foi um reconhecimento ao talento de um grupo musical que “orgulha a cidade, a fronteira, o Estado do Paraná”, segundo o vereador Nilton Bobato, autor da proposição. Para ele, o coral é a prova de que “podemos fazer cultura, música de qualidade”.

Antes da entrega da condecoração, foi apresentado um novo vídeo sobre o coral, que fala da usina de Itaipu ao som das suas vozes. O vídeo conta, também, um pouco da história do coral, que “mescla idiomas e sotaques brasileiros e paraguaios”.
   
Orgulho e inveja

Em seu discurso, o superintendente de Comunicação Social (CS.GB), Gilmar Piolla, disse que sente uma mescla de orgulho e inveja em relação ao Coral de Itaipu. Orgulho dessas “vozes da maturidade, que elevam o nome de Itaipu e garantem à nossa empresa um lugar muito especial no mundo da música e das artes em geral”.

A “pontinha de inveja”, disse, é porque também é cantor, que se apresenta “nas poucas horas vagas e nas reuniões de comemoração com amigos”, mas sente a frustração de não poder participar do grupo. “Minhas atividades me impedem de estar presente nos ensaios, que são vitais para a manutenção e o aperfeiçoamento da qualidade de um grupo vocal”.
   
Participantes

Participaram da solenidade quase todos os coralistas de Foz do Iguaçu e Curitiba. À mesa, além de Piolla e Bobato, estavam o coordenador do Coral de Foz, Wagner Vergara, e a sub-coordenadora, Fátima Freitas; o coordenador do Coral em Curitiba, Carlos Eduardo Cardoso, e a vice-coordenadora, Doris Eliza Mehl Silva; e o maestro Gil Gonçalves.

Depois de trazer ao grupo os cumprimentos do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, que participava de uma reunião prévia do Conselho de Administração, Piolla voltou a elogiar o Coral de Itaipu. “Há muitos corais de empresas e de instituições em geral, mundo afora. Poucos, a contar nos dedos das mãos, terão a qualidade deste nosso coral, que reúne vozes de brasileiros e paraguaios”, afirmou.
   
Emoção

Antes da apresentação do Coral, que interpretou quatro músicas e emocionou a plateia, Wagner Vergara agradeceu a homenagem, em nome dos coralistas, e contou um pouco do que sentem os cantores nas apresentações, seja para grandes plateias ou para meia dúzia de ouvintes.

Lembrou, por exemplo, como foi emocionante uma apresentação para velhinhos de um lar de idosos, seguida de outra para jovens infratores detidos, às vésperas de Natal. Entre os velhinhos, o grupo sentiu todas as variantes da emoção: da apatia dos que pouco compreendiam até a alegria e empolgação daqueles que batiam muitas palmas e queriam cantar junto.

Na casa de detenção dos menores, a apresentação também foi inesquecível, para Vergara. “Parte da plateia ficou nas celas, enquanto os outros eram trazidos em grupos de três, acompanhados por um monitor”, contou. Mas, tanto nesses casos como nas apresentações para milhares de pessoas, em catedrais, “a energia que vem do público é nossa forma de pagamento”.

História

Com 18 anos de estrada e cinco CDs gravados, o grupo musical já fez mais de cem apresentações, algumas memoráveis, como as participações nos concertos de Natal da Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, e da Catedral Metropolitana da Sé, em São Paulo. O Coral é formado por funcionários brasileiros e paraguaios, da ativa e aposentados. São 40 pessoas em Foz do Iguaçu e 16 pessoas em Curitiba. O CD tem a participação especial do cantor Guilherme Arantes, que divide com o grupo a interpretação de Planeta Água. A música foi composta pelo cantor em 1982, depois de ele ter visitado as Cataratas do Iguaçu.O CD Cantando o Brasil, último trabalho do Coral, é uma mescla de todos os sotaques dos brasileiros que, ao lado de seus irmãos paraguaios, um dia construíram e hoje operam a usina que mais produz energia no mundo. Como diz a apresentação do CD, o Coral "faz uma viagem no tempo e no espaço pelas músicas deste Brasil gigante, no tamanho e no talento".