Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Mirante Central de Itaipu, principal ponto de visitação, será ampliado
Tamanho da letra
06/05/2014

No ano em que completa 40 anos de fundação, Itaipu vai ganhar melhorias no Mirante Central, o principal ponto de parada dos turistas que visitam a usina.
O projeto de ampliação contempla uma loja de souvenir e serviços fotográficos, cafeteria e um deck externo, totalizando 149 metros quadrados de construção.

“É uma obra que requalifica o espaço do Mirante Central e contribui, ainda, para melhorar a qualidade do atendimento aos turistas na Itaipu”, afirma o superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla.

As responsáveis pelo projeto são a arquiteta Cassiana Salvati Pizzatto, da Assistência da Diretoria Geral Brasileira (AS.GB), e a estagiária Milena Verônica.
“Tentamos integrar a nova estrutura ao espaço já existente”, explica Cassiana. Os materiais usados na ampliação são estrutura metálica e cobertura de vidro; já o revestimento do piso do deck e das paredes será em madeira ecológica.

Mais conforto e mais opções

A gerente do Complexo Turístico Itaipu (CTI), Jurema Fernandes, diz que a nova estrutura vai propiciar mais conforto e novas opções ao visitante.
Na loja de souvenir, por exemplo, o turista poderá encontrar peças criadas pelos artistas que integram o Programa Trinacional de Artesanato Ñandeva, desenvolvido com apoio de Itaipu.

“A reforma [do Mirante Central] é uma demanda dos próprios turistas”, comenta. “Com a ampliação, além de espaço de contemplação da usina, os visitantes terão acesso a mais serviços e com mais qualidade”, completou.

Jurema observa que, com exceção do Refúgio Biológico Bela Vista e do Ecomuseu, todos os outros passeios do complexo passam pelo Mirante Central – a Visita Panorâmica, o Circuito Especial, o Test Drive Veículo Elétrico e a Iluminação da Barragem. Diariamente, são cerca de 1,5 mil turistas, com paradas de 20 minutos. “É a principal parada de todos os atrativos.”

De acordo com a Divisão de Infraestrutura e Manutenção (ODMI.CD), as obras no Mirante Central serão executadas pela empresa HA Construções, de Curitiba, que tem 90 dias para concluir o serviço, a partir do dia 28 de abril.