Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Ministros de Esporte do Brasil e do Paraguai discutem cooperação
Tamanho da letra
21/11/2014

Os ministros de Esporte do Brasil e do Paraguai, Aldo Rebelo e Victor Pecci, participam de uma reunião técnica na usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, nos próximos dias 24 e 25 (segunda e terça-feira), para avaliar os avanços na cooperação bilateral para preparar os atletas paraguaios que participarão dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Os detalhes do encontro e a convocação de uma entrevista coletiva com as autoridades serão anunciados na manhã de segunda-feira (24). Além de servidores do Ministério do Esporte do Brasil e da Secretaria Nacional de Desportos do Paraguai, a reunião contará com representantes das federações paraguaias e das confederações brasileiras das modalidades de remo, tênis, tênis de mesa, handebol, voleibol e natação.

Também foi convidado para a reunião o Foro Brasil-Paraguay, entidade empresarial sediada em Assunção, que reúne empresas brasileiras e paraguaias com interesses em ambos os países. Segundo o Ministério do Esporte, a intenção é conseguir o apoio dessa entidade para o financiamento das atividades de cooperação que vierem a ser acordadas entre Brasil e Paraguai.

A programação do encontro dos dois países, denominado oficialmente como “Reunião de Seguimento da Cooperação Brasil-Paraguai na Área de Esportes”, contará com uma reunião técnica, no dia 24, quando os funcionários dos ministérios dos dois países vão avaliar o estágio atual das tratativas em torno dos projetos de cooperação bilateral que se busca estabelecer; e a Reunião Plenária, quando os ministros Aldo Rebelo e Victor Pecci serão inteirados dos resultados desses avanços e discutirão orientações sobre a continuação do processo.

Negociações

As discussões para uma cooperação binacional para o desenvolvimento do esporte no Paraguai já vem sendo discutida desde 2012. Em agosto deste ano, o ministro Aldo Rebelo propôs ao presidente do Paraguai, Horácio Cartes, a criação de um grupo de trabalho dos dois países e pediu o apoio da Itaipu Binacional.

O ministro lembrou, na ocasião, que Itaipu já tem investimentos importantes no apoio ao esporte, como o patrocínio na canoagem brasileira, já ajudou na formação de equipes vencedoras e ainda participou da construção do Centro de Treinamento de Futebol Feminino em Foz do Iguaçu.

Presente na reunião com o presidente paraguaio, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, se prontificou a participar dos trabalhos. O ministro do Esporte do Paraguai, por sua vez, pediu a seus assessores um levantamento das modalidades em que o país é mais forte para garantir objetividade à cooperação. A partir dali é que foram definidas as seis modalidades mais interessantes para o desenvolvimento da cooperação binacional.