Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Ministros de energia de países de língua portuguesa se reúnem na Itaipu
Tamanho da letra
18/11/2017

A usina de Itaipu será sede da 2ª Reunião de Ministros de Energia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na terça-feira, dia 21. Além do Brasil, a comunidade é formada por oito países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.  O ministro de Minas e Energia brasileiro, Fernando Coelho, vem a Itaipu na quarta-feira, 22, para o segundo dia da reunião e outros eventos.

Também na quarta-feira, os ministros da CPLP participam da inauguração do novo Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável de Itaipu e do ato protocolar que vai registrar a marca dos 2,5 bilhões de MWh de energia acumulada produzida pela usina desde o início da operação, em 1984. Já está confirmada para esta cerimônia a presença do ministro das Obras Públicas e Comunicações do Paraguai, Ramón Jimenez, que é também responsável pelas áreas de Mineração e Energia; e do presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior.

Programação dos ministros da CPLP

Os ministros dos países de língua portuguesa chegam à usina de Itaipu às 13h45 de terça-feira, 21. Eles serão recebidos pelo diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna. Depois, eles plantam árvores no Bosque do Visitante.

A programação prevê, a seguir, uma visita a um dos projetos desenvolvidos pela Itaipu na área de energias renováveis alternativas, o de "geração de biometano como vetor de desenvolvimento local". No final da tarde, haverá uma visita técnica às instalações da usina.

Paralelamente, às 14h30, os pontos focais da CPLP participam da 2ª Reunião Técnica da Energia da Comunidade.

À noite, as delegações participam de um passeio de barco no reservatório de Itaipu e de um jantar.

Na quarta-feira, 22, a partir das 10h, acontece a 2ª Reunião de Ministros de Energia da CPLP, dessa vez, com a participação das autoridades, no Edifício da Produção de Itaipu. Às 12h45, haverá a assinatura da Declaração Final.

Às 15h, os ministros estarão presentes na cerimônia em comemoração à marca de 2,5 bilhões de MWh e, às 16h30, na inauguração do Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável.

O encontro será encerrado com um jantar no Hotel Bourbon.

Na quinta-feira, 23, como programação opcional, foi sugerida aos ministros uma visita às Cataratas do Iguaçu.