Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Ministros da Agricultura discutem combate à aftosa na fronteira
Tamanho da letra
20/04/2007

O combate à febre aftosa na região de fronteira entre o Brasil e o Paraguai foi o tema central da reunião entre o ministro da Agricultura do Brasil, Reinhold Stephanes, e o ministro da Agricultura do Paraguai, Alfredo Molinas Maldonado. Os ministros se reuniram ontem (20), na Itaipu Binacional, para discutir o desenvolvimento de um programa conjunto voltado à sanidade animal na fronteira. 

 

O ministro Reinhold Stephanes considerou a reunião um sucesso e afirmou que o Brasil e o Paraguai vão integrar os procedimentos de combate à aftosa. Segundo o ministro, a integração é necessária, já que a presença de um foco de aftosa em alguma localidade da fronteira pode acabar prejudicando a produção do país vizinho.

 

Além dos ministros, a reunião contou ainda com a participação do secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, a secretária de Desenvolvimento Agrário do Mato Grosso do Sul, representantes da FAO (agência das Nações Unidas para agricultura e alimentação) e de Itaipu.

 

Visita

 

Após a reunião, o ministro da Agricultura também visitou o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Acompanhado do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, e do diretor superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo, o ministro conheceu o Espaço de Desenvolvimento Empresarial, o Espaço Acadêmico e a Estação Ciência.

 

“A Itaipu sempre surpreende. Não imaginava chegar aqui e encontrar um centro tecnológico, que investe na formação e capacitação de crianças e jovens, instalado nos antigos alojamentos. O PTI é uma iniciativa surpreendente”, afirmou o ministro.

 

Stephanes também destacou o trabalho que a Itaipu vem desenvolvendo na área ambiental através do Programa Cultivando Água Boa. Segundo o ministro, o trabalho tem uma importância fundamental para o desenvolvimento dos municípios vizinhos.

 

“A responsabilidade assumida pela Itaipu é bem mais ampla do que a geração de energia. Itaipu também se preocupa com a questão ambiental, o desenvolvimento tecnológico da região e o turismo. É surpreendente”, afirmou o ministro.