Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Ministro Patrus participa da XI Reunião de Ministros do Mercosul
Tamanho da letra
28/11/2006

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Patrus Ananias participa nesta quarta (28/11), às 13 horas, da XI Reunião de Ministros do Desenvolvimento Social do Mercosul e Estados Associados. Estão confirmadas as presenças do secretário Daniel Arroyo, do Ministério do Desenvolvimento Social da Argentina; do diretor Geral da Secretaria de Ação Social do Paraguai, Federico Barrios; da sub-secretaria do Ministério do Desenvolvimento Social do Uruguai, Ana Olivera; do vice-ministro da Educação do Ministério da Participação Social e Desenvolvimento Social da Venezuela, Armando Rojas; do sub-secretário do Ministério da Planificação do Chile, Gonzalo Arenas e do sub-secretário geral do Ministério do Bem Estar Social, Juan Fernando Aguirre. Estarão presentes também o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, e Victor Bernal Garay, diretor geral-paraguaio da Itaipu Binacional.

 

Durante a Reunião, que é um encontro de trabalho mantido semestralmente e uma instância de debate político na área de desenvolvimento social dos países do Mercosul, serão apresentados os documentos preparados durante os trabalhos da reunião do Grupo Técnico ocorrido em Brasília nos dias 08 e 09 de novembro. Os participantes também avaliarão os resultados do Foro de Políticas Sociais, realizado ontem e hoje em Foz do Iguaçu e que teve a participação de representantes da sociedade civil de países participantes, como Universidad de Buenos Aires, Pastoral Social (Paraguai), Associação Nacional de Organizações Não Governamentais Orientadas ao Desenvolvimento (Uruguai), Fundação para a Superação da Pobreza (Chile), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Equador) e Consórcio de Organizações Privadas de promoção do Desenvolvimento Social da Micro e Pequena Empresa (Peru), além de representantes de órgãos governamentais, totalizando cerca de 100 pessoas.

 

Caberá às autoridades presentes receber e avaliar as propostas apresentadas pelo Foro, como, por exemplo, o fortalecimento da interlocução e cooperação entre os governos e a sociedade civil, o estabelecimento de diálogos nacionais e regionais sobre políticas sociais nos temas relativos a exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes, economia social e geração de trabalho e renda e segurança alimentar e nutricional, alem da promoção de intercâmbios e sistemas de informação entre os paises, como no caso da exploração sexual principalmente nas áreas de fronteira.

 

Ao final da reunião, às 17 horas, os ministros assumem compromissos com o desenvolvimento das atividades do bloco em relação aos temas sociais, segundo recomendações das reuniões técnicas que os antecederam.

 

O encontro de Foz do Iguaçu foi organizado em três comissões temáticas: exploração sexual e comercial infantil; segurança alimentar e nutricional e economia social e geração de trabalho e renda. Além de possibilitar melhor conhecimento e debate sobre a dimensão social do processo de integração junto à sociedade civil, o Foro oferece espaço para sugestões aos trabalhos desenvolvidos no âmbito da Reunião de Ministros e Autoridades do Desenvolvimento Social do Mercosul e Estados Associados – o Mercosul Social, contribuindo para seu fortalecimento institucional e atribuindo maior relevância aos temas sócio-políticos de interesse do bloco.

 

Em função do exercício da Presidência Pro Tempore do Mercosul pelo Brasil, no segundo semestre de 2006, coube ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome a preparação e organização da reunião. No próximo semestre, a presidência será do Paraguai.

 

Serviço

XI Reunião de Ministros e Autoridades do Desenvolvimento Social do

Mercosul e Países Associados

Data: 29/11

Hora: 13 horas

Local: Parque Tecnológico de Itaipu, Foz do Iguaçu, Paraná.

 

Informações para a imprensa

Patrícia Dutra

(61) 9264-7730 / 3433-1021

ASCOM / MDS