Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Ministro de Portugal inaugura centro de mobilidade no PTI
Tamanho da letra
18/06/2014

O ministro da Economia de Portugal, António Pires de Lima (foto abaixo), participa, nesta quarta-feira (18), em Foz do Iguaçu, da inauguração do centro de operações do Programa de Mobilidade Elétrica Inteligente (Mob-i), desenvolvido por Itaipu Binacional em parceria com o Centro de Excelência da Indústria da Mobilidade (CEiiA, de Portugal), a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e a Aliança Renault-Nissan.

A solenidade está marcada para as 11h, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), e contará com a presença do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek; do secretário de Estado Adjunto e da Economia de Portugal, Leonardo Mathias; do diretor-presidente do CEiiA, José Rui Felizardo; e do diretor superintendente da FPTI, Juan Carlos Sotuyo – entre outras autoridades.

A diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, fará a apresentação do Programa de Mobilidade Elétrica Inteligente e do centro de operações. Projetos-piloto do Mob-i já foram lançados neste mês em Curitiba (dia 5) e Brasília (dia 9).

Etapas

O Mob-i foi lançado nacionalmente em março deste ano, com a formalização da parceria Itaipu-CEiiA, e prevê ações até 2020. A primeira etapa contemplou a implantação de sistemas de controle e monitoramento de veículos elétricos em Foz do Iguaçu, Curitiba e Brasília.

Nesta segunda fase serão desenvolvidos modelos de compartilhamento de veículos e bicicletas elétricas, além da instalação do laboratório com eletropostos inteligentes, em Foz do Iguaçu, similar a sistemas já implantados em Portugal.

Na terceira fase, o Mob-i pretende fomentar a indústria para que transforme essa nova tecnologia em produtos para os mercados do Brasil, Paraguai e de toda a América Latina.