Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Ministro da Pesca entrega primeiros parques aqüícolas em reservatórios
Tamanho da letra
29/03/2006

O secretário especial de Aqüicultura e Pesca, José Fritsch, participa nesta sexta-feira, 31 de março, a partir das 8h30, no Refúgio Biológico Bela Vista, da solenidade de entrega dos primeiros parques aqüícolas, em reservatórios do País, licenciados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Os parques terão capacidade para produzir 6.200 toneladas de peixes por ano, quase sete vezes mais do que é pescado artesanalmente em todo o lago de Itaipu.

 

Além do secretário, que tem status de ministro, várias outras autoridades devem participar da cerimônia.  Entre eles, o governador do Paraná, Roberto Requião, o superintendente do Ibama, no Paraná, Marino Gonçalves, o secretário Estadual de Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, o chefe do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Rasca Rodrigues, diretores de Itaipu, prefeitos dos municípios da Bacia do Paraná III e pescadores das sete colônias localizadas entre Foz do Iguaçu e Guaíra, na região do Lago de Itaipu.

 

Em Foz do Iguaçu, Fritsch cumpre uma extensa agenda: assinará uma carta de intenções para a construção de 30 módulos coletivos de pesca, metade bancado por Itaipu e outra metade pela Secretária Especial de Aqüicultura.  Até o ano que vem, outros 33 módulos serão erguidos, num total de 63 pontos de pesca. O secretário que tem status de ministro, também assinará um plano de trabalho para a construção de um Banco de Germoplasma para a reprodução de peixes nativos do rio Paraná, numa parceria da SEAP, Itaipu e Universidade Estadual de Maringá.

 

Parques Aqüícolas

 

Os parques licenciados, que serão geridos pela Itaipu, estão localizados em três braços do Reservatório: São Francisco Verdadeiro (onde serão implantados 2.537 tanques-rede de 6 m3), Ocoí (2.049 tanques) e São Francisco Falso (3.193 tanques). Cada aqüicultor deve começar a atividade com dois tanques, mas poderá adquirir até 20, ao longo do processo.

 

As áreas são denominadas parques porque compreendem um conjunto de áreas aqüícolas afins, em cujos espaços intermediários podem ser desenvolvidas outras atividades, compatíveis com a prática de aqüicultura.

 

Para o licenciamento, foram feitos estudos preliminares sobre a capacidade de suporte das áreas de modo a não causar danos ambientais e nem comprometer o uso múltiplo do lago. 

 

Pontos de pesca

 

Atendendo ao aumento da produção de pescado já este ano, trinta pontos de pesca serão construídos, licenciados pelo Ibama, para propiciarem a pescadores um local adequado para o manejo do pescado, que esteja de acordo com as normas do SIF (Sistema de Informação Federal) para a comercialização. Serão 40 metros quadrados de área construída, com luz, água tratada, fossas e geladeiras para armazenar os peixes.

 

Mais informações

Pedro Tonelli, gestor do Programa “Mais Peixe em nossas Águas”, da Itaipu: (45) 3520-6010 / 9975-4296.

 

Programação

8h30 – Entrevista coletiva com o ministro

9h – Abertura, seguida de:

- Entrega de licenças para parques aqüícolas;

- Carta de intenções para construção de 30 módulos de pesca;

- Anúncio de aquisição de carretas e caixas para transporte de peixes, para aparelhar todas as colônias, aumentando sua autonomia;

- Assinatura de PS para a implantação de Banco de Germoplasma, com recursos da Itaipu, e Universidade Estadual de Maringá (UEM).

9h30

- Discursos das autoridades presentes;

- Apresentação de palestras técnicas sobre os futuros parques e sobre pontos de pesca licenciados.

11h30

Visita técnica aos 30 tanques-rede instalados no reservatório, próximos ao Refúgio Biológico Bela Vista.