Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Ministro abre Festival de Turismo das Cataratas, nesta quarta-feira (17)
Tamanho da letra
16/06/2015

Já estão chegando a Foz do Iguaçu as 53 caravanas do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, formadas por profissionais de turismo e estudantes, que vêm participar do 10º Festival de Turismo das Cataratas. O evento, que conta com o apoio da Itaipu Binacional, será aberto oficialmente na noite desta quarta-feira (17), em solenidade no Hotel Recanto Cataratas, com a presença do ministro do Turismo, Henrique Alves, e prosseguirá na quinta (18) e sexta-feira (19), no Rafain Palace Hotel.

O número de caravanas é recorde. A previsão é que mais de 6 mil pessoas participem das atividades e eventos paralelos do festival, que tem como foco a geração de negócios e o fortalecimento e divulgação do turismo. A Feira do Turismo, âncora do festival, terá mais de 600 expositores, em 216 estandes espalhados por uma área de 15 mil m².

Entre os expositores estão operadores de turismo, empresas aéreas, meios de hospedagem e de gastronomia, destinos e atrativos turísticos (todos os de Foz do Iguaçu estão representados).

Os vizinhos paraguaios vêm com força divulgar seus atrativos no Festival de Turismo das Cataratas. A própria ministra do Turismo, Marcela Bacigalupo, fará uma apresentação, com o tema “Para viver o autêntico Paraguai, tens que senti-lo”. A palestra será logo depois da solenidade de abertura do festival, durante o jantar de confraternização, no Hotel Recanto Cataratas.

Crescimento

Paulo Angeli, coordenador do festival, diz que o evento já se consolidou como “um dos maiores do Brasil”, o que pode ser atestado pelas autoridades que vêm a Foz do Iguaçu, pelo número de expositores (todos os estandes foram vendidos) e também pelo interesse cada vez maior de participação nos eventos paralelos e complementares. O 9º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, por exemplo, um dos principais eventos técnico-científicos do setor, teve recorde de inscrições: 253 trabalhos, dos quais 194 foram aprovados.

Para o superintende de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, “o Festival é uma oportunidade que temos todos os anos de estabelecer relacionamento estratégico com os agentes de mercado, que fazem a indústria do turismo acontecer”.

A novidade

Entre os eventos complementares do festival, a novidade deste ano é o Salão Mice Cataratas, cujo objetivo é fortalecer o segmento Mice (reuniões, incentivos, convenções e exposições), mediante a promoção de negócios, a busca de conhecimento e a troca de expertises. Organizado em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Iguassu Convention & Visitors Bureau, o salão terá palestras, painéis e rodada de negócios.

Os eventos paralelos incluem o Fórum Nacional de Turismo, que é o encontro anual de secretários estaduais de Turismo de todo o Brasil; e o Mercociudades, que reunirá prefeitos e secretários de Turismo dos municípios fronteiriços do Brasil e de seus colegas dos países vizinhos, principalmente Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Colômbia e Peru.

Outros eventos

O Rafain Palace Hotel abrigará ainda a Expo Hotel Cataratas, feira de produtos e serviços para hotelaria, motelaria, gastronomia, bares e restaurantes; o Salão Adventure Cataratas, para fomentar e comercializar serviços e produtos ligados aos esportes e ao turismo de aventura; o Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, para promover a diversidade cultural e étnica de Foz e suas crenças e tradições religiosas; e o Salão E-Marketing Cataratas, para fomentar a divulgação dos destinos e atrativos turísticos por meio de mídias sociais.

O Salão E-Marketing Cataratas, segundo Paulo Angeli, representa uma das principais vertentes do festival deste ano, já que a internet e as mídias sociais têm um grande potencial para o setor, que ainda precisa ser mais conhecido e explorado. Com palestras e debates, o evento discutirá as melhores práticas para relacionar-se com os clientes por meio das mídias sociais na indústria do turismo.

O 10º Festival de Turismo das Cataratas é uma realização da empresa De Angeli Feiras & Eventos, com o apoio estratégico do Ministério do Turismo, Paraná Turismo, Secretaria Municipal de Turismo de Foz, Itaipu Binacional, Sebrae Nacional, Fecomércio Paraná/CNC e Fundo Iguaçu.

Serviço

10º Festival de Turismo das Cataratas
Dias: 18 e 19 de junho de 2015
Local: Rafain Palace Hotel & Convention Center
Solenidade oficial de abertura: 17 de junho, 20 horas, no Hotel Recanto Cataratas – Centro de Eventos Maestra
Mais informações: www.recantocataratasresort.com.br