Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
MEX-PR ajuda a divulgar Prêmio Weps Brasil
Tamanho da letra
20/08/2015

O grupo Mulheres Executivas do Paraná (MEX) abriu nesta quarta-feira, 19, no Hotel Bourbon, em Curitiba, um espaço para a divulgação do Prêmio WEPs Brasil 2016. As inscrições foram abertas no dia anterior (18) e prosseguem até 31 de outubro. O MEX-PR é uma das apoiadoras da iniciativa. Criado em 2007, o MEX conta, hoje, com mais de 80 profissionais que ocupam funções estratégicas dentro das corporações.

A diretora-financeira de Itaipu, Margaret Groff, idealizadora do prêmio, diz que a ideia do Weps Brasil é estimular o desenvolvimento de ações corporativas para o empoderamento das mulheres e, por consequência, da equidade de gênero. "Essas ações de divulgação são importantes para mostrar quais são as regras e ampliar a participação do empresariado", disse.

Margaret pediu que as empresárias que ainda não se inscreveram a fazer ao menos a autoavaliação: "Ela permite fazer um diagnóstico da empresa em relação aos Princípios de Empoderamento das Mulheres e ver em que áreas é possível adotar melhorias".

A consultora do prêmio, Luciana H. Grandizoli, mostrou na prática o passo a passo de todo o processo no site. Da inscrição até a autoanálise, que funciona como um valioso diagnóstico para balizar a tomada de decisões no tema e iniciar um plano de ação, Luciana ainda explicou as fases classificatórias. As empresas receberão a visita de avaliadores, que farão a verificação e validação das respostas, justificativas e documentações.

A partir daí, os avaliadores vão preparar um relatório de devolutiva para as empresas. Os juízes responsáveis pela homologação são representantes de instituições respeitadas dentro das temáticas abordadas. Ela lembrou que não é uma competição: "Todas as empresas que tiverem o desempenho suficiente ganharão o reconhecimento".

Maria Helena Guarezi, coordenadora do Programa de Incentivo à Equidade de Gênero, apresentou os princípios e falou da importância de sensibilizar aqueles que comandam as empresas. "É preciso empoderar as mulheres para que elas participem totalmente da vida econômica, em todos os setores e níveis de atividade", destacou.

Para a presidente do MEX-PR, Regina Arns, a questão da equidade de gênero ainda não é primordial na pauta da maioria das empresas. "É um trabalho de formiguinha", disse. "A gente vai discutindo, refletindo e replicando para que, aos poucos, passe a realmente acontecer como uma política de gestão das empresas", completou.

O Prêmio WEPs Brasil 2016 é realizado pela Itaipu Binacional, Pacto Global Rede Brasileira, ONU Mulheres. A promoção é do portal Tempo de Mulher.
As inscrições ou auto-avaliações podem ser feitas pelo site www.premiowepsbrasil.org.

Princípios de Empoderamento das Mulheres
1- Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
2- Tratar todas as mulheres e os homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação.
3- Garantir saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
4- Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
5- Apoiar o empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
6- Promover a igualdade de gênero por meio de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
7- Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.