Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Mesmo com tempo fechado, feriadão de Finados traz quase 10 mil turistas à Itaipu
Tamanho da letra
06/11/2017
O feriado prolongado de Finados, de 2 a 5 de novembro, teve muita água e turistas na Itaipu. Em quatro dias, a maioria deles chuvosos, o lado brasileiro da usina recebeu 9.867 visitantes, superando a expectativa de 8.500 pessoas para o período.
 
Parte dos turistas pôde conferir de perto a abertura do vertedouro da hidrelétrica, entre sexta-feira e sábado (dias 3 e 4), depois de quatro meses fechado. O escoamento chegou a 3,6 milhões de litros por segundo na madrugada de sábado, data em que os atrativos da usina receberam mais gente (3.359 pessoas). O vertedouro foi fechado pouco antes do meio-dia.
 
Embora o movimento do feriadão tenha sido 16% maior que o esperado, os horários, veículos e equipes extras permitiram o atendimento do público com tranquilidade, segundo o Complexo Turístico Itaipu (CTI). A Visita Panorâmica, que recebeu 6.426 pessoas, teve saídas a cada 15 minutos, o dobro do habitual.
 
Os números de visitação não consideram as visitas institucionais e as realizadas pelo lado paraguaio da usina.
 
Passaporte 3 Maravilhas
 
Outra novidade que contribuiu para atrair mais gente à Itaipu foi o lançamento do Passaporte 3 Maravilhas, espécie de "bilhete único" que permite a visita à usina (Panorâmica e Ecomuseu), ao Marco das Três Fronteiras e ao Parque Nacional do Iguaçu, com uma série de descontos.
 
Dos visitantes do feriadão, 785 usaram o benefício do Passaporte, comercializado desde o dia 1º de novembro em guichês específicos nos três pontos turísticos. No CTI foram vendidas 292 unidades entre quinta-feira e domingo.
 
26 mil vão às Cataratas
 
No Parque Nacional do Iguaçu, no lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu, foram 26.210 visitantes durante os quatro dias do feriadão. O movimento foi dentro do esperado, de acordo com a concessionária Cataratas S/A, que projetava entre 25 a 30 mil pessoas.