Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Melhor equipe do País, Meninos do Lago vence o Brasileiro de Canoagem
Tamanho da letra
21/10/2013


Maicon de Borba foi um dos Meninos do Lago que fez bonito: ficou em primeiro lugar no C1 Masculino Júnior.
  
O Instituto Meninos do Lago (Imel) conquistou o primeiro lugar por equipe no Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, neste domingo (20), no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu. O evento – o principal no calendário da modalidade no Brasil – reuniu os melhores atletas do País. O resultado confirma o domínio do time iguaçuense, que também foi campeão nas três etapas deste ano da Copa do Brasil, em Cerquilho (SP), Macaé (RJ) e Três Coroas (RS).

“Temos em Foz do Iguaçu a mais importante escola de canoagem slalom do Brasil”, diz o superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem, (CBCa), Argos Rodrigues. Segundo Adriano Siano Bragança, um dos técnicos do Imel, a sequência de conquistas é produto de um trabalho conjunto que, aos poucos, mostra resultado. “Se não fosse a união de atletas, treinadores e patrocinadores essas conquistas não estariam acontecendo”, ressalta.

O Imel cooderna um projeto sociodesportivo homônimo, patrocinado pela Itaipu Binacional – o Projeto Meninos do Lago. O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, assistiu às finais, gostou do resultado e está otimista quanto ao futuro do projeto. “Acredito que seja uma questão de tempo para que, um dia, realizemos o sonho de colocarmos em um carro de bombeiro um menino ou menina nosso, de Foz do Iguaçu, desfilando com uma medalha olímpica no peito e a bandeira do Brasil.”
 

Carlos Morais e Maicon de Borba: a dupla de Meninos do Lago ficou em primeiro na C2 Masculino Júnior.

O troféu de primeiro lugar foi entregue a Bragança, representando o Imel, pelo superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla.

Favoritismo confirmado

Não houve surpresas no pódio. O evento consagrou os principais atletas do cenário nacional, que já despontam na modalidade. No K1 Masculino Sênior, por exemplo, Pedro Henrique Gonçalves sagrou-se tricampeão. Ana Sátila também confirmou o favoritismo e faturou as duas modalidades femininas, K1 e C1 Feminino Sênior.

Brasileiro dá pontos em dobro

O circuito nacional anual da canoagem slalom é composto por quatro etapas da Copa Brasil e apenas uma do Campeonato Brasileiro. As duas competições dão pontos para o ranking. Na etapa única do Brasileiro, que aconteceu no Canal Itaipu, em uma pista que exige maior nível técnico, a pontuação para o atleta e também para a associação que ele representa é dobrada.

É o ranking nacional que define quem será beneficiado no próximo ano pelo Bolsa Atleta (programa de patrocínio individual de atletas, mantido pelo governo federal) e, também, os integrantes da Equipe Permanente de Canoagem Slalom, que representa a seleção brasileira em competições internacionais.

Meninos do Lago
 

Adriano Bragança (no centro, de azul) recebe o troféu representando o Meninos do Lago.

O Projeto Meninos do Lago surgiu em 2008, como resultado de uma parceria entre a Federação Paranaense de Canoagem, a CBCa e a Itaipu, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA). Atualmente atende 140 crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 18 anos, estudantes da rede pública de ensino, em Foz do Iguaçu. A iniciativa está vinculada ao Imel, que representa o projeto nas competições.

Entre os principais objetivos estão o incentivo à prática do esporte e a formação de atletas de alto rendimento, que possam representar o País em competições internacionais. O Meninos do Lago já revelou campeões como Leonardo Lucas Curcel – que participa do projeto social desde 2009 – e João Vítor Machado, atleta veterano. Juntos, eles somam diversos títulos, como campeões sul-americano e pan-americano.

Principais resultados

Por equipe

1º) Instituto Meninos do Lago (Imel) – Foz do Iguaçu (PR)
2º) Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (Apen) – Piraju (SP)
3º) Associação Primaverense de Canoagem (APCa) –  Primavera do Leste (MT)

K1 (caiaque para uma pessoa)

Feminino Júnior
1º) Marina Souza Costa (MT)
2º) Maryane Camargo dos Santos (PR)
3º) Tatiane Aparecida da Silva (PR)
Feminino Sênior
1º) Ana Sátila Vieira Vargas (MT)
2º) Milene Wolf (SP)
3º) Poliana Aparecida de Paula (SP)
Masculino Júnior
1º) Renan Henrique Soares (MT)
2º) Felipe da Silva Almeida Leite (SP)
3º) Pedro H. Avansi Aversa (SP)
Masculino Sênior
1º) Pedro Henrique Gonçalves da Silva (SP)
2º) Fábio Scchena Dias Rodrigues (PR)
3º) Ricardo Martins Taques (PR)

C1 (canoa para uma pessoa)

Feminino Sênior (não há Feminino Júnior)
1º) Ana Sátila Vieira Vargas (MT)
2º) Omira Maria Estância (MT)
3º) Beatriz de Paula Simões da Motta (SP)
Masculino Júnior
1º) Maicon Henrique de Borba (PR)
2º) Daniel Siqueira dos Santos (PR)
3º) Marcelo Nereu Xavier Júnior (RS)
Masculino Sênior
1º) Cássio Ramon Petry (RS)
2º) Leonardo Lucas Curcel (PR)
3º) Felipe Borges da Silva (PR)

C2 (canoa para duas pessoas)

Masculino Júnior
1º) Maicon Henrique de Borba e Carlos Eduardo Morais (PR)
2º) Felipe Almeida da Silva e Luiz Henrique de oliveira (PR)
3º) Henrique Augusto de Souza e Giovanni Ramos Garcia (SP)
Masculino Sênior
1º) Anderson dos Santos Oliveira e Charles Fernando Correa (SP)
2º) Pedro Avansi Aversa e Rafael Augusto de Souza (SP)
3º) Cassiano Alfredo e Wellington Henrique Munhoz (SP)
(Não há disputa feminina nesta categoria)