Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Marco das Três Fronteiras será revitalizado e ganhará novos atrativos
Tamanho da letra
02/07/2014

Pelo menos três grupos econômicos já manifestaram interesse em explorar o novo atrativo turístico e de lazer para os moradores que será criado com a recuperação e a revitalização do Marco das Três Fronteiras e do Espaço das Américas.

O projeto de concessão, desenvolvido pelo Fundo Iguaçu e apresentado nesta quarta-feira (2), em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu (Codefoz), prevê a implantação de torres no formato de árvores, interligadas por passarelas, um restaurante panorâmico, um centro cultural e de eventos, no Espaço das Américas, e a revitalização do Marco das Três Fronteiras.

Na mesma reunião, o presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, e o secretário municipal de Turismo, Jaime do Nascimento, apresentaram o projeto de duplicação da BR-469 (Rodovia das Cataratas).

O atrativo

O projeto de concessão do Marco das Três Fronteiras e do Espaço das Américas ainda depende dos estudos de viabilidade econômica. Piolla prevê que até o final de julho o projeto deverá ser entregue à Prefeitura, podendo então ser lançado o edital de licitação.

Além da recuperação do Espaço das Américas, hoje quase totalmente destruído, e da revitalização do Marco das Três Fronteiras, que também sofre com o abandono, o projeto cria uma série de atrativos para moradores e turistas.

O que mais se destaca é a implantação de três torres, no formato de árvores (a Araucaria angustifolia, símbolo do Paraná, norteou o conceito do projeto), distantes entre 50 e 100 metros uma da outra, instaladas próximo ao Espaço das Américas, ao Marco das Três Fronteiras e na área onde havia um estacionamento.

As torres, com até 60 metros de altura, serão de concreto e metal, mas revestidas com plantas, dentro do conceito de arquitetura verde. Em cada uma delas o turista (e o morador) terá atividades, como escalada e arborismo. Passarelas suspensas levarão os visitantes de uma torre a outra.

Na confluência dos rios Paraná e Iguaçu, o projeto prevê a criação de um show de águas dançantes e projeção de imagens em cortina d´água. Haverá ainda, entre outros atrativos, playground, espaço para exposições, loja de souvenirs, um memorial, mirantes, decks na área do Marco das Três Fronteiras, bicicletário, café e píer para passeios de barco no Rio Paraná.

Entrada grátis

Jaime Nascimento diz que não serão cobrados ingressos, mas haverá um centro de recepção de visitantes para controle de acesso. Os visitantes só pagarão pelos serviços que utilizarem.

Gilmar Piolla diz que não é possível estabelecer prazos para execução das obras e entrega do novo atrativo de Foz, mas ele calcula que tudo estará pronto antes da inauguração da segunda ponte internacional ligando o Brasil ao Paraguai, cujo contrato de construção será assinado nesta quinta-feira. O projeto da ponte prevê três anos até a conclusão.