Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Maior projeto de mobilidade elétrica do País inicia operação em Curitiba
Tamanho da letra
03/06/2014

No dia mundial do meio ambiente, comemorado nesta quinta-feira, 5 de junho, a Prefeitura de Curitiba dá início à operação do Ecoelétrico, maior projeto de mobilidade elétrica do País exclusivo para frota pública.

Desta forma, a capital paranaense se reafirma no cenário nacional e internacional como inovadora, em especial, em mobilidade urbana. O Ecoelétrico é constituído em parceria entre município, Itaipu Binacional, Aliança Renault-Nissan e Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA), de Portugal.

Desenvolvido em quatro fases, de 2014 a 2020, a operação começa já com a Copa do Mundo. Nesta primeira etapa, o projeto compreende 13 veículos puramente elétricos (Zoe – 5 unidades; Kangoo Z.E – 3 unidades, Twizy – 2 unidades) e 3 miniônibus, disponibilizados em comodato por Itaipu Binacional e Aliança Renault Nissan à prefeitura por dois anos, período da primeira fase do projeto. Os carros passam a ser utilizados pela Guarda Municipal, Secretaria de Trânsito (Setran) e Instituto Curitiba de Turismo.

A operação do Ecoelétrico compreende ainda a instalação de 10 postos de abastecimento (eletropostos), instalados em sete diferentes locais: Praça Rui Barbosa, Parque Tanguá, Parque Barigui, Secretaria de Administração, Prefeitura Palácio 29 de Março, Setran- Prado Velho, Jardim Botânico. Todo o sistema será monitorado online com a atualização de indicadores sobre CO² poupado, energia consumida, número de viagens e distâncias percorridas e poderá ser acompanhado pelo endereço: www.ecoeletrico.curitiba.pr.gov.br.

O Ecoelétrico é o maior projeto de veículos elétricos do País destinado exclusivamente ao serviço público. O projeto também se configura como a primeira ação da capital paranaense visando o cumprimento das recomendações do termo de compromisso para a redução das emissões de gases e de riscos climáticos, assinado pelo prefeito Gustavo Fruet, durante o C 40, em Johanesburgo, África do Sul.