Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Lula vistoria nova unidade geradora e conhece instalações do Parque Tecnológico de Itaipu
Tamanho da letra
23/08/2006

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita a Itaipu Binacional, a maior hidrelétrica do mundo em produção de energia, nesta quinta-feira, 24 de agosto, entre 14h30 e 16 horas, acompanhado dos ministros de Minas e Energia, Silas Rondeau, Educação, Fernando Haddad, e de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. O presidente estará acompanhado do governador do Paraná, Roberto Requião, e do prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi. 

 

Após ser recebido pelo diretor-geral brasileiro, João Bonifácio Cabral Júnior e demais diretores da empresa, o presidente Lula vai vistoriar uma das duas últimas unidades geradoras de Itaipu, a U-9A, que já passou pelos testes de confiabilidade e está pronta para entrar em operação comercial no dia 1º de outubro. 

 

A 19ª unidade geradora de Itaipu vai aumentar a potência instalada da usina em 700 megawatts (MW). Atualmente, a usina conta com 18 unidades geradoras em operação comercial, todas de 700 MW cada, totalizando uma potência instalada de 12.600 MW.

 

A 20ª unidade geradora da usina, a U-18A, também de 700 MW, está em fase final de testes, chamado tecnicamente de comissionamento, devendo entrar em operação comercial no início de 2007. A sua entrada em operação completará o projeto de aproveitamento do potencial hidrelétrico do Rio Paraná, elevando a potência instalada da usina para 14.000 MW.

 

A construção das duas últimas unidades geradoras teve início em 2000, pelo consórcio Ceitaipu, formado por 16 empresas, lideradas pela francesa Alstom Power. Cada uma das duas últimas unidades geradoras custou US$ 92,3 milhões.

 

Parque Tecnológico

 

Após vistoriar a U-9A, o presidente Lula deverá visitar as futuras instalações da Universidade do Mercosul, em fase adiantada de discussão pelo Ministério da Educação, no Parque Tecnológico Itaipu – PTI, o braço tecnológico da usina.

 

O parque tecnológico – um importante centro de ensino e pesquisa em educação, ciência e tecnologia – começou a ser erguido há três anos. Ocupa um espaço de 50 mil metros quadrados de área construída, no local em que, no passado, serviu de alojamento dos trabalhadores durante a construção da usina.

 

Com o PTI, Itaipu pretende agregar conhecimento e tecnologia de ponta na região que venham, nos próximos anos, atender às necessidades de atualização tecnológica da usina.

 

Hoje, o PTI mantém uma Incubadora Empresarial, que abriga empresas de base tecnológica; o Centro de Engenharias e Ciências Exatas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu; e entidades de pesquisa e apoio à pesquisa, como o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – Lactec, e o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (Itai). Também está aprovada a instalação, no PTI, do Centro Internacional de Hidroinformática, da Unesco, e do Laboratório de Eficiência Energética do Procel.

 

Pela infra-estrutura existente, o PTI surge como alternativa para abrigar a sede da Universidade do Mercosul, que deverá ter, além de Foz do Iguaçu, campi em  São Borja, no Rio Grande do Sul, e em Chapecó, Santa Catarina.

 

Segundo o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, o objetivo é formar profissionais de altíssima qualidade, nas áreas de engenharias, ciências exatas, tecnologia, meio ambiente e turismo. A Universidade será bilíngüe e concederá diplomas com validade nos países do Mercosul.