Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Lula será garoto-propaganda do Fórum Mundial de Desenvolvimento Local
Tamanho da letra
01/11/2013

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será um dos principais divulgadores do 3º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, que será realizado em Turim, na Itália, em 2015.
  
O compromisso foi assumido por Lula em conversa informal nesta sexta-feira (1º), em Foz do Iguaçu, pouco antes do encerramento da segunda edição do fórum, em uma reunião reservada com os representantes das principais instituições envolvidas na organização do evento.

   
Lula disse que faz questão de ser garoto-propaganda de “uma iniciativa tão importante como essa”, referindo-se ao conceito do fórum, que tem como premissa o desenvolvimento territorial baseado na organização, cooperação e arranjos produtivos locais. Lula foi o convidado de honra da plenária de encerramento da segunda edição do fórum.
   
O ex-presidente recebeu diversas autoridades para saber detalhes e resultados concretos sobre o fórum em Foz do Iguaçu, entre elas os dois diretores gerais de Itaipu, o brasileiro Jorge Samek e o paraguaio James Spalding. Logo na chegada, Lula foi ovacionado pela população. Centenas de pessoas se aglomeravam nos salões do evento para recebê-lo. O ex-presidente posou para fotos e conversou rapidamente com alguns profissionais da imprensa.

   
Samek e Herlon Goelzer de Almeida, um dos organizadores locais do fórum em Foz do Iguaçu, explicaram para o ex-presidente que o fórum é um processo de trabalho que visa avançar o diálogo global sobre desenvolvimento econômico local, com base da participação e partilha de experiências e pontos de vista de uma grande variedade de atores.
     
Segundo Samek, o fórum contribui para a criação de parcerias e articulações para uma maior incidência na agenda global e, em particular, para enfrentar os desafios pós-2015 da agenda de desenvolvimento. Lula ficou impressionado com os números do fórum e o poder de articulação dos envolvidos para atrair tanta gente.

   
Organizada pela Itaipu Binacional em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu, Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ART/PNUD), Fundo Andaluz de Municípios para a Solidariedade Internacional (Famsi), a segunda edição do fórum teve o apoio de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e da Associação Mundial de Regiões (ORU FOGAR). 

  
O fórum, realizado pela primeira vez no Brasil, recebeu o público recorde de 4.267 pessoas, procedentes de 68 países, de todas as regiões do mundo. Foi o maior evento internacional já promovido pela Itaipu. Na primeira edição, em Sevilha, na Espanha, a organização registrou a participação de pouco mais de 1,2 mil pessoas.

  
Participaram da edição brasileira representantes dos governos locais, regionais e nacionais, organismos multilaterais, universidades, instituições de cooperação internacional, assim como múltiplas redes, entidades sociais, empresariais e especialistas vinculados a dinâmicas territoriais de desenvolvimento econômico local.