Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Lula participa de compromissos em Itaipu
Tamanho da letra
19/03/2008

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Foz do Iguaçu nesta quinta-feira (20) para dois compromissos na Itaipu Binacional: a entrega de 73 títulos de cessão do uso das águas a pescadores artesanais da região do reservatório da usina e a assinatura de um convênio da Petrobrás com os governos do Mato Grosso do Sul e do Paraná ligando Campo Grande ao Porto de Paranaguá, passando pela refinaria Presidente Getúlio Vargas, localizada em Araucária.

 
Na tarde de hoje, 19, representantes da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), da Itaipu e da Petrobrás concederam uma entrevista coletiva a imprensa em que explicaram os detalhes desses dois projetos. A entrega dos títulos aos pescadores é o ponto alto de uma parceria entre a Seap e a Itaipu iniciada em 2003. Nesse período as duas instituições conduziram estudos que permitem a sustentabilidade economia, ambiental e técnica da aqüicultura (cultivo de peixes) no lago da hidrelétrica.

 

Essa é a primeira vez no país que a União concede esse título, que vai permitir aos pescadores terem acesso a programas de financiamento, seguro de safra e certificação da produção. “Hoje, a aqüicultura nacional tem uma produção anual de 270 mil toneladas. Mas até 2011, com o modelo testado nas águas da Itaipu, pretendemos aumentar esse volume para 705 mil toneladas por ano”, afirmou o diretor de Aqüicultura da Seap, Felipe Matias.

 

O gestor do programa “Mais peixes em nossas águas”, Pedro Tonelli, da Itaipu, explicou que grande parte dos 700 pescadores artesanais da região do lago sobrevive da pesca extrativista com uma renda de até dois salários mínimos mensais. Com o cultivo de peixes em uma área de 2 mil metros quadrados (conforme o título que será entregue amanhã), é possível obter uma renda líquida anual de R$ 12 mil. “O governo não vai obrigar todos os pescadores a se regularizarem com títulos, mas a tendência é que os demais queiram atuar dessa forma por conta das vantagens de contar com esse documento”, disse Tonelli. Vale destacar que a outorgar é intransferível e válida por 20 anos.

 

Alcoolduto

 

Ainda em Itaipu, o presidente Lula assina, junto com os governadores do Paraná, Roberto Requião, e do Mato Grosso do Sul, André Pucinelli, o termo de cooperação técnica com a Petrobras para a construção do alcoolduto que passará pelos dois Estados. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O traçado básico do alcoolduto sai de Campo Grande e passa por municípios como Batagussu (MS), Maringá, Londrina e Araucária até chegar a Paranaguá.

 

Segundo o gerente de novos negócios do abastecimento da Petrobrás, Gilberto de Carvalho, a construção dessa infra-estrutura está de acordo com o planejamento estratégico da empresa, que visa à conquista de mercado internacional para o produto etanol. “Para conquistar esse espaço precisamos garantir qualidade, suprimento, custo competitivo e baixas emissões durante o transporte. Ou seja, com o transporte via alcoolduto e não por caminhões, há possibilidade de caracterizar o investimento como projeto de MDL (mecanismo de desenvolvimento limpo) e obter créditos de carbono”, disse.

 

Serviço:
A solenidade de entrega dos títulos a pescadores do lago da Itaipu e assinatura do termo de cooperação para construção do alcooduto da Petrobrás ocorrerá amanhã (20), a partir das 10 horas, no antigo cinema localizado próximo às instalações do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).