Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Energia
Lula e Nicanor inauguram as duas últimas unidades geradoras de Itaipu
Tamanho da letra
14/05/2007

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicanor Duarte Frutos inauguram em Foz do Iguaçu, na usina de Itaipu,  no dia 21,  às 16h, as duas novas unidades geradoras 9 A e 18 A, um investimento de US$ 184,6 milhões.  A inauguração faz parte das comemorações de aniversário de Itaipu, que completa 33 anos no dia 17, quinta-feira.

 

Agora com suas 20 unidades em operação, Itaipu conclui o processo de construção da usina previsto  no Tratado de Itaipu e dá início a uma nova fase, a de modernização das 18 unidades geradoras iniciais. 

 

“A ampliação das unidades geradores chegou ao final, mas o processo de modernização, de manutenção, de ações para proteção do meio ambiente e de turismo continuam”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek.

 

Segundo Samek, com as 20 turbinas chega-se ao equilíbrio entre a média histórica de água que chega ao reservatório e a capacidade das unidades instaladas, além de preencher todos os espaços físicos previstos no projeto.

 

Além de Lula e Nicanor, foram convidados para a solenidade os presidentes Renan Calheiros, do Senado, e Arlindo Chinaglia, da Câmara Federal, entre outras autoridades, como o governador Roberto Requião e prefeitos da região Oeste. 

 

A solenidade será na cota 108 (tampa dos geradores), onde será montado um palanque, com telões para a projeção de um filme preparado especialmente para a ocasião. O filme vai mostrar os benefícios trazidos pela integração binacional à população dos dois países. Também durante a solenidade, o Coral de Itaipu fará uma apresentação especial, cantando uma canção em homenagem aos barrageiros.

 

Inauguração marca fim da fase de construção

 

Quando os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Paraguai, Nicanor Duarte, inaugurarem oficialmente as unidades 9A e 18A, Itaipu chegará ao fim do ciclo de construção, iniciado em janeiro de 1975.

 

Para as unidades geradoras, o ciclo de instalação começou em 1984. Em 1991, as 18 unidades estavam operando, mas foram necessários mais 16 anos para que se concretizasse o que já estava previsto no Anexo B do Tratado de Itaipu, assinado em 1979 pelos governos do Brasil e do Paraguai. 

 

Além das 18 unidades, diz o documento, "a Central poderá contar, utilizando o espaço disponível na casa de força, com até duas unidades geradoras de reserva, que serão uma de 50 Hz e a outra de 60 Hz”.