Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Levantamento quer saber como Oeste está integrado à agenda mundial da ONU
Tamanho da letra
27/07/2017
A Itaipu Binacional, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) vão trabalhar a partir da semana que vem a agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos 54 municípios da região Oeste do Paraná. A ação reúne o Programa Cultivando Água Boa, que ancora os principais programas socioambientais da Itaipu e parceiros, e o Programa Oeste em Desenvolvimento.
 
A ideia é levantar os desafios de cada município para a implantação dos ODS e ajudá-los nessa tarefa. O trabalho está integrado a uma estratégia conjunta dos países para enfrentar, até 2030, os principais problemas que afetam a humanidade, como as mudanças climáticas, a contaminação dos ecossistemas, a fome, a miséria e o esgotamento das fontes de água potável, entre outros.
 
A intenção é que, a partir desse movimento, prefeituras e instituições públicas e privadas e o terceiro setor se articulem e criem núcleos de ação para melhoria dos indicadores até 2030. A análise desses indicadores será publicada, contemplando cada cidade percorrida. A iniciativa conta com o apoio da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), a Caciopar, O Programa Oeste em Desenvolvimento e o Programa Cultivando Água Boa, entre outros.
 
“Esse trabalho será muito importante para ajudar a preparar o Oeste do Paraná, toda a nossa área de influência, para esse grande salto que é a agenda global da ONU”, diz o diretor de Coordenação, Helio Amaral. O cronograma da primeira semana de encontros já foi definido. A região foi dividida em microrregiões para receber as rodadas de conversa. O CAB, que antes era restrito aos 29 munícipios da Bacia do Paraná 3, agora está sendo estendido a todos os 54 municípios da região.
 
Programação 
 
A programação começa no dia 2 de agosto. O primeiro encontro será na Associação Comercial de Marechal Cândido Rondon. Participam representantes de Entre Rios do Oeste, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Pato Bragado, Quatro Pontes, São José das Palmeiras e São Pedro do Iguaçu.
 
Já no dia 3, a conversa acontece na Associação Comercial de Assis Chateaubriand, com representantes da cidade e de Anahy, Assis Chateaubriand, Braganey, Brasilândia do Sul, Cafelândia, Corbélia, Formosa do Oeste, Guaíra, Iguatu, Iracema do Oeste, Jesuítas, Nova Aurora, Palotina, Terra Roxa, Tupãssi e Ubiratã.
 
No dia 4, é a vez de Foz do Iguaçu, na Fundação Cultural, sediar o encontro. No dia 7, Medianeira recebe, na Associação Comercial, representantes de Diamante D'Oeste, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Vera Cruz do Oeste.
 
No dia 8, o tema ODS chega a Cascavel para debate na Associação Comercial. Participam representantes de Boa Vista da Aparecida, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Céu Azul, Diamante do Sul, Guaraniaçu, Ibema, Lindoeste, Nova Laranjeiras, Quedas do Iguaçu, Santa Lúcia, Santa Teresa do Oeste e Três Barras do Paraná. A primeira rodada termina no dia 9, na Associação Comercial de Toledo.
 
Os 17 ODS são:
 
1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
 
2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição;
 
3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos;
 
4. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
 
5. Garantir educação inclusiva, equitativa e de qualidade;
 
6. Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água ;
 
7. Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável ;
 
8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável ;
 
9. Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva;
 
10. Reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles;
 
11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes;
 
12. Assegurar padrões de consumo e produção sustentável;
 
13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima;
 
14. Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos;
 
15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável das florestas;
 
16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável;
 
17. Fortalecer os mecanismos de implementação e revitalizar a parceria global.
 
Conectada aos ODS
 
A Itaipu vem atuando em diversas frentes para promover o desenvolvimento sustentável no território de influência da usina. E grande parte dessas ações está em consonância com os ODS, tais como as diversas iniciativas do Cultivando Água Boa (recuperação e proteção de microbacias hidrográficas e promoção de modos de produção e consumo sustentáveis, como a redução de emissões de gases estufa na agropecuária), a pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos (não poluentes), a promoção da equidade de gênero e o combate à violência contra a criança e o adolescente na região de fronteira.
 
Recentemente, a Itaipu Binacional participou, na sede das Nações Unidas, em Nova York, do Fórum de Negócios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Goals Business Forum) – evento integrante do Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas (High-Level Political Forum on Sustainable Development).
 
Representaram a binacional o diretor-geral paraguaio, James Spalding; o diretor de Coordenação, Hélio Gilberto Amaral; o diretor do Parque Tecnológico Itaipu, Ramiro Wahrhaftig; e a assessora de Responsabilidade Social, Luciana Lobo. A Itaipu Binacional mantém várias parcerias com a ONU – todas voltadas ao desenvolvimento territorial sustentável apoiado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos direitos humanos.
 
A empresa coopera em projetos com as três agências da ONU: a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), além de atuar junto ao Comitê Brasileiro do Pacto Global(CBPG) e, especificamente, em grupos temáticos voltados aos temas água, ODS, anticorrupção e direitos humanos.