Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Latinoware 2007 reunirá personalidades mundiais
Tamanho da letra
06/11/2007

A IV Conferência Latino-americana de Software Livre - Latinoware 2007, que será realizada nos dias 13 e 14 de novembro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), contará com a participação das duas maiores personalidades mundiais do software livre. Richard Stallman e John Maddog Hall já confirmaram a presença na Conferência, que reunirá, em Foz do Iguaçu, cerca de 2.500 pessoas, entre pesquisadores, autoridades, profissionais e estudantes interessados em desenvolver, trabalhar e conhecer melhor a idéia e o uso do software livre.

 

Richard Stallman fará a palestra de abertura da Latinoware 2007, sobre o tema “O Movimento do Software Livre e o Sistema de Operação GNU/Linux”. Stallman é considerado o “pai” do software livre. Foi ele quem, em 1983, deslanchou o movimento do software livre no mundo, com a criação da Free Software Foundation. Stallman também é o autor da Licença Geral Pública GNU (GPL), que é a licença livre mais usada no mundo e que inaugurou o conceito de copyleft.

 

Assim como Stallman, John Maddog Hall é considerado o “guru” mundial do software livre. Ele é um dos fundadores do movimento Open Source International e, desde 1995, preside a Linux International, associação sem fins lucrativos patrocinada por empresas de grande relevância internacional na área de tecnologia da informação. Maddog também foi reitor da faculdade de Informática Hartford State Technical College. Foi lá que ele recebeu o apelido de Maddog (cachorro louco), alcunha pela qual prefere ser chamado.

 

O evento

 

A Latinoware 2007 é um evento promovido pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Governo Federal, por meio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), e Governo do Paraná, através da Companhia de Informática do Paraná (Celepar).

 

Além de personalidades internacionais e representantes de países da América Latina, a Latinoware 2007 será palco para diversos órgãos públicos e privados apresentarem suas soluções em Software Livre.

 

Cerca de 2.300 pessoas já se inscreveram para a Latinoware 2007. A expectativa da organização do evento é de que o número de inscritos chegue a 2.500, que é a capacidade máxima de participantes no evento.

 

Durante a Latinoware serão promovidas várias palestras, minicursos e debates sobre temas relacionados ao desenvolvimento e uso do software livre. O objetivo do evento é contribuir para unificar o desenvolvimento e o uso do software livre nos países da América Latina.