Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Latinoware 2006 terá debate sobre software livre no setor elétrico
Tamanho da letra
27/10/2006

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) vai sediar, nos dias 16 e 17 de novembro, o 1º Fórum de Software Livre do Setor Elétrico. O evento, primeiro no Brasil para debater a utilização de tecnologias livres no setor de energia, faz parte da programação da 3ª Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2006. Cerca de 600 pessoas já estão inscritas para a Latinoware 2006, promovida por Itaipu e Celepar.

 

Para o Fórum do Setor Elétrico, já estão confirmadas as presenças de representantes da Itaipu, Copel, Companhia Hidrelétrica de São Francisco (Chesf), Companhia de Força e Luz Cataguazes Leopoldina, Rio Grande Energia (RGE) e Eletrosul.  O  fórum visa promover uma discussão mais aprofundada sobre a viabilidade da utilização de software livre em empresas do setor elétrico. Também serão debatidos alguns benefícios que a tecnologia livre pode trazer ao setor, como independência tecnológica e redução de custos.

 

Nos últimos anos, a migração de sistemas proprietários para o software livre vem ganhando força, principalmente em empresas públicas. Porém, no setor elétrico, os avanços neste processo de migração ainda são incipientes.

 

Segundo Jaime Nelson Nascimento, um dos coordenadores da Latinoware 2006, algumas empresas do setor elétrico já estão investindo no software livre, porém são iniciativas isoladas. “Com o fórum, pretendemos socializar as iniciativas que ainda são desconhecidas e promover uma discussão sobre os benefícios da utilização do software livre em empresas do setor”, explicou Jaime.

 

Exemplos de Itaipu

 

Durante o encontro serão apresentadas algumas soluções desenvolvidas em software livre por empresas do setor elétrico. A Itaipu, por exemplo, vai apresentar a sua experiência no processo de migração e também algumas soluções livres  adotadas, como o sistema para monitoramento de redes.