Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
Latinoware 2006 Foz sediará Conferência Latino-Americana de Software Livre
Tamanho da letra
13/09/2006

Em novembro, Foz do Iguaçu será sede de um grande evento internacional sobre programas de computador de código aberto: a III Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware, que será realizada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

 

Promovido pela Itaipu Binacional, através da Superintendência de Informática, e Companhia de Informática do Paraná - Celepar, o evento tem como objetivo abrir espaço para discussões e reflexões sobre a utilização do Software Livre na América Latina. Além de personalidades internacionais e representantes de países da América Latina, a Latinoware 2006 será palco para diversos órgãos públicos e privados mostrarem suas soluções em Software Livre.

 

Durante o evento, que será realizado nos dias 16 e 17 de novembro, serão promovidas palestras, oficinas e sessões técnicas sobre Software Livre. A proposta é de que a Latinoware seja uma oportunidade para que especialistas e usuários de Software Livre promovam um intercâmbio de conhecimentos e experiências.

 

Soluções

 

Algumas soluções em Software Livre, desenvolvidas por instituições públicas e privadas, serão apresentadas durante o evento. O Governo do Paraná, por exemplo, apresentará diversos produtos desenvolvidos pela Celepar e como conseguiu economizar R$ 127,3 milhões em três anos com o uso e desenvolvimento dessa tecnologia. Já o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), do Governo Federal, aproveitará a Latinoware para debater a implantação da Certificação Digital no Brasil.

 

A Itaipu Binacional, através da Superintendência de Informática, e a Fundação PTI também vão apresentar os trabalhos voltados à pesquisa e disseminação do Software Livre. A experiência adquirida durante o processo de migração da infra-estrutura computacional da Itaipu para Software Livre será um dos temas abordados, assim como o trabalho desenvolvido no PTI, que capacitou jovens para trabalharem na criação de sistemas totalmente baseados em Software Livre. 

 

Seleção de Trabalhos

 

As soluções que serão apresentadas durante a Latinoware ainda estão sendo selecionadas pela comissão organizadora do evento. Qualquer instituição ou pessoa que desenvolveu ou está trabalhando em um projeto utilizando Software Livre pode se inscrever para participar do evento.

 

Os trabalhos serão avaliados por professores e profissionais da área, e os quesitos analisados serão originalidade, qualidade técnica e relevância do assunto. Esse ano, os temas discutidos durante a Latinoware serão: setor elétrico; governos e software público; movimentos e projetos; e ferramentas e técnicas.

 

A inscrição de trabalhos vai até o dia 08 de outubro e a divulgação dos projetos selecionados será no dia 21 de outubro. Informações no site do evento: www.latinoware.org.