Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Tecnologia
A Latinoware 2006 Conferência Latino-Americana de Software Livre começa nesta quinta-feira
Tamanho da letra
14/11/2006

Começa nesta quinta-feira (16), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, a 3ª Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2006. Promovida pela Itaipu Binacional e Companhia de Informática do Paraná – Celepar, a Latinoware é considerada o segundo maior evento de Software Livre da América do Sul.

 

Cerca de 1.300 pessoas, entre profissionais da área, professores, universitários, técnicos e pesquisadores, devem participar da Latinoware 2006. Também está confirmada a participação de 60 palestrantes, nacionais e internacionais. Durante os dois do evento, eles vão discutir os avanços do software livre no mundo.

 

A abertura oficial da Latinoware será na quinta-feira, às 10 horas, e deve contar com a presença do diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek, do diretor-presidente da Celepar, Marcos Mazoni, do secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santana, da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupato, e do gerente de Padrões e Planejamento da Área de Arquitetura Tecnológica da Caixa Econômica Federal, Paulo Maia da Costa.

 

Após a abertura, o especialista francês em Software Livre Dave Neary vai ministrar a primeira palestra do evento. Dave Neary é chairman do corpo de diretores da Fundação Gnome, instituição que trabalha na criação e aprimoramento de ambientes de trabalho livres.

 

Programação

 

No período da tarde, a programação da Latinoware começa às 13 horas e deve terminar por volta das 20 horas. Somente neste dia, serão realizados cerca de 30 palestras e debates e seis mini-cursos. Já às 20 horas será aberta a exposição de Software Livre, espaço onde os participantes poderão conhecer os trabalhos desenvolvidos por várias instituições. A programação do dia encerra com a Iluminação Monumental da Itaipu e coquetel de confraternização, que será servido no Mirante Central.

 

Já na sexta-feira (17), a Latinoware começa às 09 horas. Cerca de 50 palestras e debates e cinco mini-cursos estão programadas para o último dia do evento. O encerramento oficial está marcado para as 21 horas.

 

Serviço:

Conferência Latino-Americana de Software Livre - Latinoware 2006

Data: 16 e 17 de novembro

Horário: 09:30 horas

Local: Parque Tecnológico Itaipu (PTI) – Usina Hidrelétrica de Itaipu

 

Os jornalistas que tiverem interesse de cobrir a abertura oficial do evento devem comparecer às 09:30 horas, na Barreira de Controle da Itaipu.

 

Mais informações para imprensa:

Ana Paula Oldoni

Fone: (45) 3520-6410 ou  (45) 9921-7464

Divisão de Imprensa da Itaipu Binacional

Fone: (45) 3520-5230 – Maria Auxiliadora Alves dos Santos