Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Itaipu volta a verter no feriado quase uma Cataratas do Iguaçu
Tamanho da letra
02/11/2016

Quem visitou a Itaipu Binacional, neste feriado de Finados, 2, teve uma surpresa, por volta das 16 horas. O vertedouro voltou a abrir uma das três calhas. A previsão era de que o vertimento ocorreria só de madrugada. Agora, a nova programação é de que o escoamento permaneça durante toda a semana. A vazão no local chegou a quase 1, 2 mil metros cúbicos de água por segundo, o equivalente ao volume médio das Cataratas do Iguaçu. O vertimento ocorre quando há excedente de água não usada para a geração de energia.

A última abertura das calhas ocorreu no domingo, 30, depois de 48 dias fechado. O vertimento voltou por causa da chuvarada na cabeceira do Rio Paraná. Chove também bastante na região do reservatório da usina de Itaipu, mas sem risco de inundações.  Mesmo com o vertedouro aberto, Itaipu vem batendo um recorde atrás do outro. Os mais recentes são o outubro mais produtivo e a melhor consequência de dez meses.

Neste ano, a usina pretende atingir a meta inédita dos 100 milhões de megawatts-hora (MWh). Até agora, a usina já produziu em 2016, cerca de 86,4 milhões de MWh. No acumulado, desde a entrada em operação, há  32 anos, a produção soma quase 2,4 bilhões de MWh.