Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Sala de Imprensa
Itaipu, USP e Unioeste lançam Doutorado em Saúde Pública
Tamanho da letra
29/04/2015

Ainda em 2015, Foz do Iguaçu terá cursos de mestrado e doutorado em Saúde Pública em Região de Fronteira – tema até então inédito em uma pós-graduação no País. Uma parceria entre a Itaipu, a Unioeste e a Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto garantiu a criação do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Saúde Pública entre as duas instituições de ensino.

Serão oferecidas 30 vagas, para brasileiros e paraguaios. As aulas serão ministradas por professores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP de Ribeirão Preto no campus da Unioeste, em Foz, onde ocorreu a solenidade de lançamento na manhã desta quarta-feira (29). Ambos os cursos estão em fase de implantação no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Saúde Pública em Região de Fronteira. Eles começam no início do segundo semestre do presente ano.

A cerimônia, realizada no miniauditório, teve a participação de representantes das instituições envolvidas (Itaipu, USP, Unioeste), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), de outros centros de ensino e dos ministérios da Saúde do Brasil e do Paraguai.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, e o diretor técnico, José Maria Sánchez Tilleria, que representou o diretor-geral paraguaio, James Spalding, acompanharam o lançamento.

Pela Itaipu, também participaram do evento o assistente do diretor-geral brasileiro, Joel de Lima; o superintendente-adjunto de Engenharia, Jorge Habib Hanna El Khouri; além do diretor-superintendente do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), José Anilton Beal.

“Vivemos um bom momento de desenvolvimento regional e do Paraguai. O progresso que estamos vivenciando tem relação direta com as universidades aqui instaladas. Estamos transformando o Oeste do Paraná em uma região de cidades de classe média”, disse Samek, que elogiou a atuação do Grupo de Trabalho (GT) Itaipu–Saúde. “Este é um evento carregado de significado, porque é um coroamento dos esforços dos profissionais de saúde da fronteira e dos participantes do GT”, concluiu.

“A Unioeste de Foz do Iguaçu é hoje o que é graças à Itaipu Binacional. Sempre que buscamos parcerias fomos bem atendidos pela empresa”, agradeceu o vice-reitor da instituição, Carlos Alberto Piacenti.

Transfronteiriço

A abordagem das regiões de fronteira foi determinante para a validação da Capes e vai ao encontro das reivindicações dos profissionais de saúde das três fronteiras, como os participantes do Grupo de Trabalho (GT) Itaipu-Saúde. A pesquisa pode ajudar na resolução de problemas transfronteiriços no País.
“Incluir a fronteira neste doutorado foi o diferencial para a aprovação”, disse a diretora-geral do Campus da Unioeste em Foz, Renata Camacho. “Apesar de todas dificuldades e graças à Itaipu estamos anunciando estes cursos aqui. É a união que vai nos transformar em polo universitário”, completou.

Para o diretor técnico de Itaipu, José Maria Tilleria, a formação de pesquisadores neste campo de pesquisa é de grande importância para o Paraguai. No país, a saúde pública atende a 70% a 80% da população.

“Não se trata de trabalharmos a saúde com apenas três culturas diferentes (brasileira, paraguaia e argentina), mas de outras tantas, como a árabe, a asiática e a indígena. Temos compromisso com todos eles”, afirmou a coordenadora do Dinter da USP, Suzana Munhoz.

Doutorado e Mestrado

O Doutorado Interinstitucional (Dinter) ocorre quando uma instituição promotora promove o curso nas dependências de outra instituição de ensino. É preciso validação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes, ligada ao Ministério da Educação.

O Mestrado Institucional é conduzido pela instituição promotora, com corpo docente próprio.

Workshop

Nesta quinta-feira (30), será promovida uma atividade preparatória do Programa. Das 8h às 12h30, os professores doutores da USP, Pedro Fredemir Palha e Susana Segura Munõz, conduzirão um workshop com o tema “Elaboração de projetos de pesquisa: atualidades e perspectivas”. O evento será no miniauditório do campus de Foz da Unioeste.

No encontro eles discutirão pontos como os objetivos das linhas de pesquisa do doutorado e mestrado, regimento dos cursos, apresentação do objeto e linhas de pesquisa dos orientadores.

Em Foz do Iguaçu, a Unioeste oferece outros cinco cursos de mestrado e um de doutorado. Para mais informações, acesse http://www.foz.unioeste.br/ppgen/ ou ligue para (45) 3576-8188 .