Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Itaipu usa ônibus iluminados em atrativo turístico
Tamanho da letra
16/12/2014

A Iluminação da Barragem é um dos passeios que mais encantam os turistas que visitam a usina hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). Com a chegada do fim do ano, e a proximidade do Natal, o público tem agora um motivo a mais para conhecer o atrativo: os ônibus que levam os visitantes do Centro de Recepção de Turistas (CRV) até o Mirante Central, local do espetáculo, também ganharam uma iluminação especial.

A novidade começou a circular na última sexta-feira (dia 12). Desde então, os ônibus iluminados cortam as vias internas da usina, produzindo um efeito inédito e inesperado.

“A reação do público foi surpreendente. Praticamente todos querem fazer fotos em frente aos ônibus. E os motoristas estão se achando o máximo”, comentou Rodrigo Chibiaqui, analista de comunicação do Complexo Turístico Itaipu (CTI).

Segundo ele, os ônibus com iluminação especial devem seguir rodando na usina até janeiro, dentro do período de férias escolares. “Sempre fazemos decorações especiais no Natal. Neste ano, tivemos contato com alguns ônibus de city tour iluminados e achamos que a ideia casaria muito bem com a Iluminação da Barragem”, explicou.

Como é

A Iluminação da Barragem é aberta ao público toda sexta-feira e sábado, a partir das 21h (horário de verão). O público é levado em ônibus double deck (de dois andares) do CTI até o Mirante Central, ponto turístico mais visitado da usina.

O espetáculo começa com a apresentação de um vídeo que conta um pouco da história da usina. Em seguida, embalado por uma trilha sonora criada especialmente para o atrativo, a barragem de concreto da usina é iluminada por 747 refletores e 112 luminárias.

No final, de volta aos ônibus, o turista ainda faz um passeio ao lado dos condutos forçados (as gigantescas tubulações brancas da usina) e também na cota 225 (o topo da barragem de Itaipu).

O passeio completo leva em torno de uma hora e meia e custa R$ 15 (integral). Moradores dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu não pagam.

Outros atrativos

Além da Iluminação da Barragem, compõem os atrativos turísticos de Itaipu a Visita Panorâmica (a mais procurada), o Circuito Especial, o Test Drive Veículo Elétrico, o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), o Ecomuseu e o Polo Astronômico.

Neste ano, uma nova atração passou a fazer parte do circuito turístico: o passeio de Kattamaram, pelas águas do Lago de Itaipu. Mais informações sobre o turismo na Itaipu e compra de ingressos antecipados podem ser obtidas pelo telefone 0800-645-4645 ou no site do Complexo Turístico (www.turismoitaipu.com.br).