Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Itaipu usa falcoaria para libertar gaviões
Tamanho da letra
11/04/2006

A arte milenar da falcoaria, utilizada por antigos imperadores para treinar aves de rapina para a caça esportiva, está sendo utilizada pela equipe de fauna do Refúgio Biológico Bela Vista na recuperação de pequenos gaviões.

 

O técnico especializado Marcos José de Oliveira está aplicando o método em dois gaviões-carijós feridos e um gavião quiriquiri, trazido ainda filhote ao cativeiro. As aves estão há um mês sendo manejadas com a nova técnica e espera-se que elas possam ser soltas novamente na natureza.

 

Na Argentina, Marcos conheceu a técnica com um experiente falcoeiro, Jorge Anfuso, do Centro de Recuperação de Aves Ameaçadas – Guira OGA, em Puerto Iguazú. Marcos também participou de um curso de falcoaria em São Paulo. Agora, o método está em fase de implantação e de aprendizado pela equipe de fauna, que aplica a técnica pela primeira vez com os três gaviões.

 

Psicologia da ave

 

A falcoaria é usada para que uma pessoa possa acalmar e condicionar a ave de rapina. O controle da ave é feito pela comida.  “O método atua na psicologia da ave” explica Marcos. “São abolidos os reflexos negativos da ave ao homem, para que ela aceite sua presença. O animal, contudo, não é domesticado. É resguardado em seu estado selvagem”. Durante o treinamento, um capuz venda os olhos das aves para que permaneçam mais tranqüilas.

 

Dos gaviões em treinamento, um deles está com a asa quebrada. Outro caiu em um tonel de óleo vegetal e foi manejado de forma errada, antes de ser trazido ao Refúgio. A recuperação deles deve demorar alguns meses.

 

Estresse atrapalha

 

O manejo normalmente utilizado para a soltura do animal na natureza não se mostra eficaz, porque a ave permanece estressada e está sujeita a ferir as penas nas arremetidas contra a gaiola.

 

Pelo método da falcoaria, as gaiolas são substituídas pelos poleiros, para que as penas do animal cresçam sadias. Além disso, o método tem o poder de reabilitar a ave para o vôo e a caça, por meio do fortalecimento de sua musculatura. Os três gaviões estão respondendo bem ao tratamento, e devem ser soltos perto dos locais onde foram encontrados, na tentativa de contribuir para a recuperação destes territórios.