Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu terá destaque em evento na ONU, em Nova York
Tamanho da letra
06/03/2015

A diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, será uma das palestrantes do evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) que lembrará, em Nova York, na próxima semana, os 20 anos da Quarta Conferência Mundial das Mulheres em Pequim (1995).

Hillary Clinton, ex-secretária de Estado dos Estados Unidos, e a atriz Geena Davis também estão entre as painelistas do encontro, promovido anualmente pelos Princípios de Empoderamento da Mulher (WEPs), em 10 e 11 de março. Nesta edição, o tema será "Potencial ilimitado, parcerias de negócio pela equidade de gênero".

Na terça-feira (10), a plenária será na sede da ONU, em Nova York. No dia seguinte, o encontro será no Wyndham New Yorker Hotel. A abertura será feita pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, que esteve em Itaipu na semana passada durante visita oficial ao Paraguai.

Margaret Groff está entre as palestrantes principais do evento dos WEPs e falará no painel Technology and Women’s Rights – Intersecting Revolutions (“Tecnologia e Direitos da Mulher – Conectando Revoluções”, na tradução livre para o português), no dia 11, das 9h15 às 10h30 (horário local). A mediação será de Telle Whitney, presidente do Instituto Anita Borg para Mulher e Tecnologia.

Antes, no dia 9, Margaret participa de um evento na Nasdaq, o mercado de ações norte-americano de tecnologia, e da reunião do grupo de liderança do WEPs, na Missão Permanente da Alemanha junto às Nações Unidas, em Nova York. Nos dias 12 e 13, a diretora participa dos eventos da 59ª Comissão sobre a Situação da Mulher da ONU (CSW59).

Beijing+20 (Pequim+20)

O encontro dos WEPs é parte do programa oficial do CSW59/Beijing+20, que reunirá lideranças empresariais, governamentais, e da sociedade civil. A ideia é refletir os avanços desde que foram definidos os 12 pontos da “Plataforma de Ação de Pequim” e estabelecer uma nova agenda, baseados nos princípios de empoderamento.

Estão previstos representantes de 166 países que contribuíram para a questão da mulher. A ideia é promover uma reflexão dos líderes presentes para que sejam revistos os progressos neste campo e também sejam formuladas recomendações concretas para assegurar a equidade de gênero às mulheres de todo o mundo.

Os WEPs são uma iniciativa da ONU Mulher e do Pacto Global, com mais de 820 empresas signatárias. Itaipu foi uma das primeiras a aderir aos princípios, em março de 2010, e em 2013 foi reconhecida pela ONU na aplicação dos Princípios de Empoderamento das Mulheres; também realizou o Prêmio WEPs Brasil 2014 para reconhecer empresas engajadas na promoção da equidade de gênero no País.