Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Itaipu será o elo de integração dos países da Bacia do Prata
Tamanho da letra
29/08/2006

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, João Bonifácio Cabral Júnior, disse ontem (28), na abertura do Encontro de Especialistas em Educação Ambiental da Bacia do Prata, no Rafain Palace, que a Itaipu será um elo de integração entre os países que integram a Bacia do Prata. Cabral afirmou que, além da produção de energia, Itaipu também está preocupada com questões sociais e ambientais e por isso tem desenvolvido ações nestas áreas.

 

O evento, que está sendo promovido pela Itaipu Binacional em parceria com os ministérios da Educação e do Meio Ambiente, e pela Coordenação de Educação Ambiental do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), reúne especialistas do Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.

 

Durante a abertura oficial do evento, os participantes ouviram uma mensagem da ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, sobre a importância de reunir especialista na discussão de estratégias de educação ambiental. A ministra declarou que a iniciativa terá todo o apoio do Ministério e que espera que o evento possa estimular outras ações de preservação do meio ambiente.

 

Diálogo

 

O Encontro de Especialistas em Educação Ambiental da Bacia do Prata tem como objetivo promover um diálogo sobre novos paradigmas de educação ambiental para a gestão de bacias hidrográficas. Durante os três dias de evento, os especialista vão discutir impactos ambientais e estratégias de educação ambiental para a região da Bacia do Prata.

 

Entre os resultados esperados estão a formulação de um documento que servirá de base para o programa de educação ambiental e a proposta para a criação do Centro do Saber da Bacia do Prata, que será um espaço voltado ao estudo sobre gerenciamento de recursos naturais, em especial a água. Se aprovado, o Centro poderá ser instalado no Parque Tecnológico Itaipu.

 

Preocupações

 

Segundo Enrique Leff, coordenador da Rede Latino-americana de Educação Ambiental do PNUMA, o Centro será um espaço de cultivo do pensamento ambiental Latino Americano voltado à gestão de recursos naturais.

 

“Estamos vivendo uma situação muito grave. As mudanças climáticas ocorridas no mundo são conseqüência do crescimento econômico e a falta de políticas ambientais. Então, se nada for feito, fenômenos como furacões e elevação do nível do mar serão cada vez mais freqüentes”, declarou Leff.

 

O teólogo, filósofo, ambientalista e escritor Leonardo Boff, também afirmou que é necessário mudar os paradigmas de produção para que seja possível reverter os estragos causados ao meio ambiente. Ele declarou que a água é o recurso mais escasso da natureza e que esta já é uma preocupação das grandes potências mundiais.

 

Leonardo Boff e Enrique Leff são convidados especiais do evento e ontem participaram de um painel sobre “Ética do Cuidado: Base da Ação e da Educação Ambiental”.

 

Programação

 

A programação do evento para hoje começa às 8 horas, com a realização de trabalhos em grupos. Serão formados três grupos de trabalhos que vão discutir os seguintes temas: Ação Ambiental Regional na Bacia do Prata com foco no Manejo Ecossistêmico e Democrático da Água; Educação Ambiental na Bacia do Prata como Formação para a Ética do Cuidados; e Centro Ambiental Regional da Bacia do Prata – estudos, ações, gestão e educação ambiental.