Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu repassa plantas medicinais a unidades de saúde de Foz do Iguaçu
Tamanho da letra
23/11/2006

Itaipu iniciou esta semana a entrega de kits com plantas medicinais às unidades básicas de saúde de Foz do Iguaçu. Os kits foram produzidos no Ervanário de Itaipu e montados no Refúgio Biológico Bela Vista. Os kits foram repassados inicialmente ao Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida e aos postos de saúde do Porto Meira e do bairro Ouro Verde, além de consultórios odontológicos de atendimento público.

 

Cada kit contém 10 espécies de plantas, entre elas melissa, alcachofra, nogueira, graviola, alecrim, espinheira santa e guaco. Segundo o coordenador do projeto Plantas Medicinais de Itaipu, Altevir Zardinello, os repasses serão feitos de acordo com a demanda das receitas médicas.  A iniciativa de Itaipu é para promover o uso das plantas medicinais na saúde pública. 

  

Zardinello explica que a distribuição está apenas no início. “A intenção, com o passar do tempo, é que este projeto alcance toda a Bacia do Paraná 3”, diz.

 

Nos consultórios odontológicos, os pacientes receberão plantas, de acordo com sua necessidade, ao final de cada consulta.

 

Mesmo entre os agentes de saúde, a prática de consumir plantas medicinais ainda não faz parte de rotina. É o caso da  agente de saúde Marli Fernandes. Faz apenas um mês que ela aderiu a essas plantas, que utiliza para combater o estresse, o colesterol e problemas no intestino.