Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu recebe rating Baa2 da agência Moody’s
Tamanho da letra
30/06/2014

A agência internacional de classificação de risco Moody's atribuiu rating de emissor Baa2 em moeda local e estrangeira para a Itaipu Binacional, com perspectiva estável. O comunicado sobre a classificação foi divulgado na última sexta-feira (27), no site da agência. Segundo a Moody’s, “o rating reflete o forte nível de competitividade da empresa e seu fluxo de caixa estável e previsível”.

Esta é a primeira vez que Itaipu faz um rating internacional. Até então, a empresa tinha sido avaliada somente pela Escala Nacional Brasil da Standard & Poors – conquistando rating brAAA estável.

Para chegar ao índice da Moody’s, que posiciona Itaipu num grau médio de investimento, foram avaliados dados financeiros da binacional e dados do mercado de energia brasileiro, paraguaio e internacional. Segundo a agência, a perspectiva estável do rating reflete a expectativa de que Itaipu continue apresentando fluxo de caixa estável no médio prazo.

A previsibilidade prevista pelo Tratado de Itaipu, assinado pelo governo federal do Brasil e pela República do Paraguai em 1973, é um fator importante para garantir o rating positivo. “O relatório da Moody’s deixa claro que o Tratado foi decisivo, por ser um compromisso firme e estável”, disse a diretora financeira executiva da Itaipu, Margaret Groff.

“O tamanho da empresa e o rating do governo brasileiro, Baa2 estável, também ajudaram a estabelecer a imagem de solidez e confiança que a Itaipu tem no mercado financeiro internacional”, completou a diretora.

A Moody’s também enfatizou o papel de destaque da Itaipu no mercado internacional e os recordes na produção de energia. “Itaipu se destaca claramente dos padrões internacionais como uma produtora de energia elétrica com excelente performance e níveis de geração estáveis há vários anos”, diz o comunicado.

Compromisso

Para o coordenador de gestão financeira da Itaipu, Luiz Covelo Rossi, o rating representa uma alegria e um compromisso. “É ótimo receber uma chancela da qualidade de nossa gestão, mas temos que continuar fazendo nosso papel para manter a Itaipu entre os melhores”, disse ele.

A dívida de construção, considerada alta, e as possíveis interferências políticas na gestão da empresa impedem uma classificação superior.  Ainda assim, a expectativa da Moody’s é de que o rating permaneça estável pelos próximos anos, a não ser que os ratings brasileiros sejam rebaixados ou que uma mudança importante nas tarifas reduza o fluxo de caixa da Itaipu.

A principal metodologia utilizada para a classificação foi a “Serviços Públicos Não Regulamentados e Empresas de Energia”, publicada em agosto de 2009.