Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu recebe Prêmio 19 de Março
Tamanho da letra
20/03/2007

O diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, e o diretor jurídico do Paraguai, Wildo Ramón Almirón Rojas, receberam ontem o Prêmio 19 Março – homenagem feita à Itaipu pela realização do primeiro pregão eletrônico binacional. O prêmio foi entregue durante a abertura do 2º Congresso Brasileiro de Pregoeiros, que está sendo realizado no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu.

 

O Prêmio 19 de Março, que leva este nome em comemoração ao primeiro pregão eletrônico feito no Brasil, há nove anos, é uma homenagem da Ordem dos Pregoeiros do Brasil e da revista “O Pregoeiro” aos pregoeiros e instituições públicas que adotaram o sistema de pregão eletrônico. 

 

Sistema binacional

 

Ao receber o prêmio, Samek agradeceu à diretora financeira executiva, Margaret Groff, ao diretor financeiro do Paraguai, Wilfrido Taboada Molinas, e a toda a equipe da Superintendência de Compras. Samek destacou que foram eles os grandes responsáveis pelo sucesso do pregão eletrônico binacional.

 

Samek também fez um agradecimento especial ao Banco do Brasil, que permitiu que seu sistema fosse customizado, possibilitando o desenvolvimento de um sistema bilíngüe e com o reconhecimento de duas moedas.

 

“O pregão eletrônico trouxe economia, agilidade e transparência ao processo de compras da Itaipu”, afirmou Samek. Ele também ressaltou que, na semana passada, a Itaipu regulamentou a função de pregoeiro na empresa. 

 

Êxito

 

O diretor jurídico do Paraguai, Wildo Ramón Almirón Rojas (na foto, ao receber o troféu), também destacou os benefícios que o pregão eletrônico trouxe para a empresa. Segundo ele, o pregão eletrônico é uma tecnologia que funciona com êxito e que deve ser uma realidade em toda empresa pública.

 

O pregão eletrônico foi implantado na Itaipu em 2003 e é considerado pioneiro no Brasil pelas suas características. O sistema é bilíngüe (português e espanhol) e considera duas moedas, o real e o guarani. Desde a implantação do sistema, a Itaipu já realizou 188 pregões eletrônicos e a economia foi de aproximadamente US$ 1 milhão 800 mil. 

 

Prêmios

 

Além da Itaipu, outras 11 empresas públicas receberam o Prêmio 19 de Março. A Anatel recebeu uma homenagem especial pelo primeiro pregão eletrônico no Brasil. O prêmio – o martelo utilizado no primeiro pregão eletrônico - foi entregue para Rubens Bacellar, que também foi o primeiro pregoeiro do País.

 

O Banco do Brasil foi premiado em quatro categorias: melhor suporte, melhor sistema na hora dos lances, melhor visual do sistema e maior número de entidades conveniadas no sistema.

 

Já o governo federal recebeu três prêmios pelo seu sistema de compras eletrônicas, o Comprasnet. Os prêmios de maior número de fornecedores credenciados, maior número de pregões realizados em 2006 e maior facilidade de uso foram entregues para o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Rogério Santana.

 

Demais premiados

 

Advocacia Geral da União de Porto Alegre, Gerência Executiva do INSS de Teófilo Otoni (MG), Fundação do Desenvolvimento Administrativo de São Paulo, Casa Civil do Estado de São Paulo, Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Instituto Nacional de Controle em Qualidade de Vida do Rio de Janeiro e Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.