Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu promove Fórum Regional Lixo e Cidadania
Tamanho da letra
09/08/2006

A Itaipu, a Procuradoria do Trabalho e representantes dos 29 municípios que formam a Bacia do Paraná 3, área de atuação do Programa Cultivando Água Boa de Itaipu, participam nesta quinta-feira, dia 10,  no Refúgio Biológico Bela Vista, do Fórum Regional Lixo e Cidadania. O evento começará às 9 horas. 

 

O Fórum tem como objetivo apoiar e auxiliar os catadores de lixo, o que inclui a formação pessoal dos catadores, como na parte educacional, além de noções de cuidados com o meio ambiente e de melhora da auto-estima. Durante o encontro será apresentado o Plano de Ação da Rede de Educação Ambiental - Linha Ecológica, grupo de educadores ambientais que desenvolve nos municípios uma série de atividades visando a formação cidadã dos catadores.

 

O Fórum

 

O Fórum Regional Lixo de Cidadania foi criado em 2004. Desde então, a cada três meses, reúne representantes dos municípios que têm o programa Coleta Solidária com representantes do Conselho Tutelar, das secretarias de Ação Social e Meio Ambiente para discutir os problemas enfrentados pelos catadores e buscar soluções.

 

Programação

 

9h30 - Apresentação do Teatro de Fantoches sobre o programa  Coleta Solidária;

9h45 – Apresentação de uma síntese dos Planos de Ação dos Municípios  elaborados pela Rede de EA  -  Linha Ecológica;

10h45 - Informações sobre o Encontro Regional e Estadual de Catadores;

11h – Apresentação do resultado da Audiência Pública (evento paralelo);

11h30 - Apresentação da Peça Teatral “A Matita: Uma Aventura Orgânica”, com enfoque no Programa Coleta Solidária;

14h – Bate-papo com os participantes do Ervanário de Plantas.

 

Audiência

 

Numa sala ao lado, será realizada a audiência pública convocada pela Dra. Margareth Carvalho, procuradora do Trabalho e coordenadora executiva do Fórum Estadual Lixo e Cidadania. Na audiência, serão debatidos os assuntos referentes ao Termo de Ajuste de Conduta, com a presença dos prefeitos ou representantes legais dos municípios.