Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Meio Ambiente
Itaipu, Prefeitura de Foz e moradores vão revitalizar córrego na Vila C
Tamanho da letra
25/06/2014

Cerca de 600 moradores da Vila C, em Foz do Iguaçu, assinaram, nessa terça-feira (24), no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Luz, a Carta do Pacto das Águas para a limpeza e o cuidado com a microbacia do Córrego Brasília, localizado nas imediações do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV).
   
A ação integra a programação de comemoração dos 30 anos do RBV, celebrados na próxima sexta-feira (27). Também foram signatários o diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich, o assistente do diretor-geral brasileiro, Joel de Lima, e representantes da Prefeitura.
     
O documento assinado pela comunidade sugere que o córrego se torne um espaço de lazer para as famílias do bairro. Os levantamentos dos problemas e as sugestões feitas pelos próprios moradores foram discutidos durante três meses, em várias oficinas promovidas pela Itaipu.
 
Comunidade envolvida
   
Para a professora Fabíola Bomdia, a proposta de envolver a comunidade foi muito positiva. “As oficinas não apenas contribuíram para apontar soluções para o córrego que, hoje, está poluído e descuidado, mas despertou nos estudantes o pertencimento”, disse. Ela acredita que, a partir de agora, além de cuidar do local, eles serão vigias.
   
Nelton Friedrich destacou que envolver a comunidade é justamente a proposta do Cultivando Água Boa. “Trabalhamos em 206 microbacias, mas não são nossas. São da comunidade. O córrego Brasília é de vocês. E sem a colaboração de cada um, não conseguiremos cuidar dessa água e transformar a área num espaço limpo, seguro e de lazer.”
   
De acordo com o diretor, a carta significa um compromisso. “Juntos levantamos os problemas, como a falta de coleta de lixo na região, criação irregular de animais nas proximidades e falta de mata ciliar, mas também juntos buscaremos as soluções.”
 
Joel de Lima citou que a Vila C é uma região muito importante para a Itaipu, pois foi onde viveram muitas pessoas que ajudaram a construir a usina. “A assinatura desse documento demonstra que vocês estão tomando as rédeas da condução do bairro e fazendo acontecer. Nós da Itaipu apenas damos um empurrãozinho.”
   
30 anos
   
Também como parte das comemorações dos 30 anos do RBV foram premiados os alunos das escolas estaduais e municipais da Vila C que participaram do concurso para escolher as melhores redações e desenhos sobre o RBV. A comissão do concurso recebeu mais de mil desenhos e redações.
   
Gabrieli de Souza foi uma das vencedoras. Ela retratou o que mais gosta no Refúgio em um desenho. Para a estudante, os animais e as flores são o que mais a encantam. “Gosto muito de passear e ver os animais. Pensei num jeito bonito de demonstrar meu carinho.”
   
Sua xará, Gabrieli da Silva Rodrigues, também foi uma das premiadas. Embora seja fã da onça-pintada, ela preferiu desenhar os pássaros e a capivara. “Queria muito ter desenhado a onça, mas não consegui. O que importa é que gostaram do que fiz.”
   
Exposição
 
No salão da igreja foi aberta também a Exposição Fotográfica “Linha do Tempo”, que retrata os 30 anos do RBV. Por meio de imagens e pequenos textos, os moradores da Vila C poderão conhecer detalhes da unidade.