Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu poderá integrar programa mundial Energia Sustentável para Todos
Tamanho da letra
03/04/2017
 
A executiva chefe do programa Sustainable Energy For All (SEforALL) (Energia Sustentável para Todos, em Português), Rachel Kyte, sinalizou nesta segunda-feira (3) com a possibilidade de firmar um acordo com a Itaipu Binacional. A ideia é que a empresa faça parte do programa, que é apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivos universalizar os serviços básicos de energia, aumentar a eficiência energética e a participação das energias renováveis na matriz energética global até 2030.
 
     
O assunto foi tema de um encontro entre a executiva, os diretores gerais da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Vianna (Brasil) e James Spalding (Paraguai), e o diretor de Coordenação Executiva, Pedro Domaniczky Lanik, que estão em Nova York para participar do Fórum Energia Sustentável para Todos, que vai até a próxima quarta-feira (5) e reúne mais de mil representantes de alto nível, de governos, empresas, sociedade civil e organizações internacionais.
 
Rachel Kyte parabenizou a Itaipu pelo recorde mundial de geração de energia (103,1 milhões de Megawatts/hora produzidos em 2016) e pelo papel da Itaipu na promoção da sustentabilidade, das energias renováveis e de boas práticas na produção energética. E afirmou que gostaria que Itaipu some esforços com a iniciativa da ONU.
 
Com o tema “Going Further, Faster – Together” (Indo mais longe, mais rápido – juntos), o fórum Energia Sustentável para Todos é uma oportunidade para o intercâmbio de experiências e novas parcerias para auxiliar na execução do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número sete, que é garantir acesso a energia barata, confiável e sustentável para todos.
 
Além da reunião com a executiva chefe do SEforALL, a agenda da Itaipu no fórum contou com a  participação do diretor-geral paraguaio, James Spalding, em um debate sobre a questão da produtividade e eficiência nas empresas de energia.
 
Nos próximos dias, os representantes da Itaipu  também terão reuniões bilaterais com representantes do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA), em especial Juwang Zhu, diretor de Desenvolvimento Sustentável, e Iván Vera, chefe da Divisão de Água, Energia e Desenvolvimento de Capacidade.