Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu leva de orgânicos da BP3 a quatro capitais do País
Tamanho da letra
14/06/2016

Uma caravana formada por produtores rurais, cozinheiras e nutricionistas e representantes da Itaipu Binacional levou a quatro capitais do País amostras da experiência com agricultura familiar da região da Bacia do Paraná 3 (BP3), desenvolvida com apoio do Programa Cultivando Água Boa. De 27 de maio a 11 de junho, o grupo formado por nove pessoas participou de eventos sobre produtos orgânicos em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo.

Nas feiras, a caravana da BP3 apresenta e comercializa artigos orgânicos (como macarrão, geleias, mel e extrato de tomate), artesanato indígena feito nas comunidades locais e ministra oficinas de culinária orgânica (Cultivando Saberes, Sabores e Saúde). Todas as atividades são ligadas ao Programa Cultivando Água Boa, desenvolvido por Itaipu e parceiros em 29 municípios da BP3.

“Para os agricultores, a participação é uma forma de trocar experiências e fazer contatos de vendas”, disse Sergio Angheben, coordenador do Programa Desenvolvimento Rural Sustentável e da Divisão de Ação Ambiental (MAPA.CD).

A Itaipu também teve presente com estande e aproveitou para divulgar o “3º Caderno de Receitas Saudáveis das Cozinheiras da Bacia do Rio Paraná 3”, lançado em fevereiro deste ano. O caderno reúne 54 receitas de escolas de 26 municípios.

Orgânicos em alta

A maioria dos eventos ocorreu durante a Semana dos Alimentos Orgânicos 2016 (28 de maio a 5 de junho). Foram eles a Bionat Expo - 8ª Feira de Produtos Orgânicos Ecológicos e Sustentáveis em Porto Alegre (27 e 29 de maio); a Green Rio (2 a 4 de junho), no Rio de Janeiro; e a programação especial sobre orgânicos no Mercado Municipal de Curitiba (31 de maio a 5 de junho).

Produtores e artesãs foram aos eventos, acompanhados pela equipe da Diretora de Coordenação, levar amostras dos orgânicos e do artesanato da BP3.

Na semana passada, de quarta-feira (8) e até sábado (11), a caravana participou da Bio Brazil Fair/Biofach América Latina 2016 – 12ª Feira Internacional de Produtos, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. No local, a rodada de negócios teve resultados positivos para os produtores. Já no primeiro dia, a produtora Adriane Matter Gomes, de São José das Palmeiras, recebeu vários pedidos para a Cooperativa Agroecológica e da Indústria Familiar (Cooperfam). “Foi muito produtivo para nós”, disse ela, que levou macarrão, doces, geleias, extrato de tomate e mel para a Bio Brazil. 

Adriane é parte de uma cadeia de produtores que tende a crescer no Brasil. Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil possui 13.644 unidades de produção cadastradas na atualidade.