Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu lança Relatório de Sustentabilidade quarta-feira
Tamanho da letra
25/06/2007

A Itaipu Binacional lança nesta quarta-feira, dia 27 de junho, às 9h30, no auditório do Treinamento, na usina, o Relatório de Sustentabilidade 2006 – Nós podemos fazer um mundo melhor. O documento traz informações gerais sobre a gestão da Itaipu, indicadores sociais, econômicos e ambientais. 

 

“Este relatório é uma prestação de contas não só da atuação socioambiental da margem brasileira da Itaipu, mas de sua gestão e forma de fazer negócios”, afirma o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek.

 

O Relatório de Sustentabilidade é publicado anualmente pela Itaipu desde 2004, quando a empresa lançou o documento referente a 2003. Desde então, a Itaipu adota o Guia de Elaboração do Balanço Social do Instituto Ethos. 

 

Além dos indicadores propostos pelo Ethos, são encontrados o Balanço Social Ibase e o Demonstrativo de Valor Adicionado (DVA) – que traz a distribuição dos recursos da empresa para empregados, governos, capital de terceiros, capital próprio e outros.

 

Um retrato socioambiental da empresa, o relatório é composto por cinco partes: Gestão, Meio Ambiente, Social, Público Interno e Indicadores. Na elaboração do documento foram ouvidos parceiros, colaboradores e beneficiados diretos pelas ações socioambientais desenvolvidas. 

 

Todas as informações constantes no relatório foram verificadas e certificadas pela empresa BDO Trevisan. O trabalho, como consta na carta-relatório dos auditores independes, é uma auditoria de revisão especial, com o objetivo de validar as informações contidas no Relatório de Sustentabilidade 2006.  

 

Importância

 

Ao publicar este documento, a Itaipu reafirma seu compromisso com a ética e a transparência em seu negócio. “Avaliando suas ações, ouvindo as partes interessadas e monitorando seus resultados, a empresa dá mais um passo em direção à excelência socioambiental”, diz a coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da Itaipu, Heloisa Covolan.