Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu lança o Relatório de Sustentabilidade 2013
Tamanho da letra
30/05/2014

No mês em que celebra seu 40º aniversário da criação e 30 anos de operação, a Itaipu lança seu 11º Relatório de Sustentabilidade, referente ao exercício 2013. A publicação no site da Itaipu foi feita nesta sexta-feira (30).

O documento é um dos poucos em todo o mundo a ser elaborado conforme a G4, a nova geração das Diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), lançada em novembro de 2013. Com sede na Holanda, a GRI promove um debate mundial sobre os indicadores de sustentabilidade a serem utilizados para reportar o desempenho empresarial.

Itaipu presta contas de sua gestão responsável desde 2003, mas adotou os indicadores GRI em 2007. A elaboração do relatório de acordo com essas normas orienta diversas iniciativas da empresa, sendo a principal delas a identificação de pontos de melhoria.

“Como resultado do processo de acompanhar a gestão e ouvir diferentes públicos com os quais a Itaipu interage para elaborar o relatório, a empresa começa agora a discutir um conjunto de metas para melhorar seu desempenho em sustentabilidade”, afirma Heloisa Covolan, assessora de Responsabilidade Social (RS.GB) e responsável pela implantação dos relatórios de sustentabilidade na Itaipu.
 
“Esse trabalho está sendo desenvolvido em parceria com a Assessoria de Planejamento Estratégico e a coordenação do Sistema de Gestão da Sustentabilidade (SGS), e na próxima segunda-feira (2) será apresentado aos assessores de Planejamento e Coordenação (PCs) de todas as diretorias”, completa.
 
Foco no que interessa
 
O relatório traz, anualmente, os resultados em quesitos considerados pontos-chave para a empresa e seus públicos de interesse, como a comunidade e parceiros diversos. Dos 149 indicadores que compõem a nova geração das Diretrizes da GRI, a Itaipu respondeu a 113 que têm relação direta com o seu negócio. “Dessa forma, foi possível elevar o nível de relato, focando na forma de gestão e na evolução das ações e resultados”, afirma Bernardo Soares, coordenador executivo do trabalho.
 
Além disso, o relatório contribui para que a empresa considere as tendências mundiais em sustentabilidade em sua estratégia. A publicação também mostra como as mais diversas iniciativas da empresa estão conectadas entre si e exercem influência umas nas outras.
 
A cada ano, o trabalho de acompanhamento da gestão, coleta de informações e consolidação de dados está mais dinâmico. “Desde 2008, contamos com a contribuição e o compromisso de uma equipe de 70 colegas de toda empresa, de diferentes níveis de responsabilidade, a quem chamamos de Pontos Focais da Sustentabilidade”, ressalta Mônica Dantas, da coordenação das atividades. Este ano, o trabalho envolveu diretamente a Assessoria de Planejamento Estratégico, os PCs e a coordenação do SGS.
 
A adoção da última versão das Diretrizes da GRI também contribuiu para a redução, em 30 dias, do tempo de elaboração do documento. A cada ano, a empresa busca antecipar a publicação, que se refere ao exercício do ano anterior.
Como ocorre desde 2008, o relatório foi submetido à verificação da GRI no que diz respeito à aderência do protocolo e à asseguração externa das informações, realizada pela KPMG Risk Advisory Services Ltda.
 
O relatório pode ser acessado pelo endereço www.itaipu.gov.br/sites/default/files/RS2013.pdf