Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Institucional
Itaipu implanta processo de compras eletrônicas
Tamanho da letra
08/09/2014

Para ampliar a participação e garantir mais transparência e agilidade aos processos de compras, a Itaipu Binacional adotou, a partir desta segunda-feira (8), o "Portal de Compras Eletrônicas”, ferramenta de internet para as aquisições nacionais e binacionais, nas modalidades de coleta de preços, pregão e compras de pequeno valor. O portal pode ser acessado pelo endereço compras.itaipu.gov.br.
 
Desenvolvido por um consórcio binacional, sob gestão das Superintendências de Informática e de Compras da Itaipu, o processo eletrônico foi adequado às particularidades da binacionalidade da usina. A implantação do processo, que está em sua primeira fase, será de forma gradativa.
 
A necessidade da implantação de um sistema próprio da Itaipu surgiu com o abandono, em 2009, do Pregão Eletrônico Binacional, devido a problemas técnicos da ferramenta até então utilizada. Desde então, todos os pregões binacionais têm sido realizados na forma presencial.
 
Os pregões presenciais, além de afastarem fornecedores pela necessidade de deslocamento, exigem logística complexa, envolvendo necessidade de sala/auditório, telão, projetor, transporte para fornecedores, convocação de membros das equipes de apoio, além dos representantes da área jurídica e área requisitante.
 
Além disso, o contato presencial dos fornecedores pode, em algumas situações, prejudicar a transparência do procedimento. Outro bom motivo para o desenvolvimento do Compras Eletrônicas foi o grande volume anual de Compras de Pequeno Valor (CPV) e Coletas de Preços. Só em 2013 foram 1.540 CPVs e 727 Coletas de Preços.
 
Em média, mais de dois terços da força de trabalho das quatro Divisões de Compras se dedicava, quase que exclusivamente, aos processos de Coletas de Preços e CPV, devido ao volume e difícil operacionalidade, enquanto que apenas um terço se dedicava (e não de forma integral)  aos demais processos, que significam 87% do valor contratado por Itaipu, na sua maioria itens muito relevantes.
 
A realização da Coleta de Preços Eletrônica vai reduzir as etapas do processo de 14 para cinco passos, gerando economia de recursos humanos e de papel. E, principalmente, vai proporcionar mais transparência, com um canal de acompanhamento pelo fornecedor, e ampliar a participação de fornecedores e confiabilidade do sistema, assim como reduzir o tempo médio de conclusão do processo de 60 para 20 dias.
 
O projeto já rendeu prêmio à Itaipu. Em maio deste ano, o Projeto Compras Eletrônicas recebeu o 3º lugar na categoria Inovação, do Prêmio Notabile CIO Brasil, no evento CIO Brasil Gov 2014. Agora, com a primeira etapa do sistema entregue, as recompensas serão ainda maiores, tanto para a Itaipu quanto para a sociedade em geral.