Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Responsabilidade Social
Itaipu ganha selo e é finalista do prêmio Sesi ODS
Tamanho da letra
14/08/2017
A Itaipu Binacional ganhou o selo do Sesi ODS e é finalista do prêmio que leva o mesmo nome na categoria grande indústria. A empresa concorre com o Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), ancorado por Itaipu e parceiros.
 
Essa é a segunda edição do prêmio lançada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em reconhecimento ao trabalho feito por organizações privadas e públicas de todo o Paraná em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A novidade deste ano é a inclusão do Selo Sesi ODS 2017, além de uma categoria especial para as instituições de ensino. O anúncio do vencedor será feito no dia 17 de outubro, no Congresso Sesi ODS, em Curitiba.
 
O selo já está garantido para a Itaipu, que é reconhecida mundialmente por desenvolver e apoiar várias parcerias para a promoção dos ODS. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estão na missão e visão de futuro da empresa. Para participar da premiação, cada empresa em sua categoria poderia se inscrever com um projeto ou programa. Para ganhar o selo era necessário obter nota acima de 5.
 
Itaipu coopera em projetos dos ODS com as três agências da ONU: a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), além de atuar junto ao Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG) e, especificamente, em grupos temáticos voltados aos temas água, ODS, anticorrupção e direitos humanos.
 
Para o gerente da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social, Márcio Bortolini, o selo e a premiação são um reconhecimento a um trabalho que congrega várias entidades que atuam pela proteção da criança e adolescente na fronteira. “Com esse trabalho, Itaipu mostra que sua preocupação vai além de produzir energia com qualidade, mas com toda a sua comunidade no entorno, com as pessoas que vivem na região".
 
Conheça o PPCA 
 
O PPCA foi criado em 2003 com a proposta de mobilizar, articular e implementar políticas públicas de proteção, promoção e defesa dos direitos de meninos e meninas alinhada ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Programa tem como base os acordos e as recomendações de direito público internacional, como a Convenção sobre os Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU), assim como da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef).
 
As ações e iniciativas do PPCA têm convergência com vários dos objetivos da agenda 2030, da ONU. São eles, o de número 1, Erradicação da pobreza; o de número 3, Boa saúde e bem-estar; o objetivo 4, Educação de qualidade; o 5, Igualdade de gênero; o 8, Emprego digno e crescimento econômico; o de número 10, Redução das desigualdades e o de número 16, Paz, justiça e instituições fortes.