Líder mundial na geração de energia limpa e renovável

Turismo
Itaipu ganha novos espaços para ampliar permanência do turista
Tamanho da letra
18/01/2016

Os turistas que visitarem a Itaipu Binacional vão se deparar com uma nova infraestrutura turística: o Mirante Central conta agora com um café bistrô, deck com cadeiras e guarda-sóis, lojas de artesanato e de souvenirs com a marca Itaipu e, ainda, prestação de serviço fotográfico.
 
A nova estrutura, aberta ao público na sexta-feira (15), tem mais de 100 metros quadrados, exigiu investimentos de mais de R$ 500 mil, vai melhorar o atendimento e permitir a implantação do sistema de visitação circular, no qual os turistas poderão permanecer por mais tempo no Mirante Central e no Porto Kattamaram, os dois principais pontos de parada do Complexo Turístico Itaipu (CTI).
 
O anúncio foi feito pelo superintendente de Comunicação Social e responsável pela gestão do turismo na empresa, Gilmar Piolla, e pela gerente operacional do CTI, Jurema Fernandes, representando a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI). A nova modalidade de visitação será implantada no início de fevereiro.
 
“Faz tempo que queríamos implantar o modelo de visitação circular no Mirante Central e no Porto Kattamaram", afirma Piolla. Segundo ele, o turista pode descer dos ônibus nessas duas paradas e ficar quanto tempo quiser. Pode tomar um café, uma água ou um sorvete, fazer um lanche, almoçar, comprar um artesanato ou um produto da marca Itaipu ou, simplesmente, contemplar a usina ou o Lago de Itaipu sem se preocupar. Quando quiser seguir em frente, basta pegar o próximo ônibus, que passará de meia em meia hora. Uma equipe de monitores ficará nos locais para repassar todas as informações necessárias.
 
"Estamos trabalhando para profissionalizar cada vez mais o turismo na Itaipu, que já é referência no atendimento aos turistas”, explica Piolla.
 
Permanecer mais tempo na Itaipu é um pedido dos próprios turistas, que ficavam frustrados por não poder aproveitar o Mirante Central e o próprio passeio do Kattamaram com mais calma, comprar um souvenirs ou fazer fotos. “Em nossas pesquisas mensais notamos esta necessidade dos turistas. Este novo formato é um presente para eles”, conta a gerente operacional do CTI, Jurema Fernandes.

Novos espaços
 
A nova infraestrutura turística do Mirante Central foi projetada pela arquiteta Cassiana Salvati Pizzatto, da Assistência da Diretoria Geral Brasileira (AS.GB), e a coordenação da obra foi feita pela Divisão de Infraestrutura e Manutenção (ODMI.CD). "Procuramos não descaracterizar o Mirante Central, fazendo uma construção bonita, mas que não chame muita a atenção", resume Valdecir Maria, gerente da ODMI.CD.

Quem já aproveitou para pedir um café, sentar e relaxar foi a contadora de Osasco (SP) Lucilene Carmona, que fez a Visita Panorâmica, na manhã de sexta-feira, com os dois filhos e alguns amigos. “Achei a ideia ótima. A gente levanta cedo, pega ônibus correndo, é legal ter um tempinho para descansar”, afirmou. Lucilene diz ter se encantado com a visita à Itaipu. “Sempre viajamos para a praia e esquecemos que o Brasil tem tantos lugares bacanas para se conhecer."
 
A intenção da aposentada Ariete Relvas era levar uma lembrancinha para a casa. “Comprei um imã de geladeira em forma de capacete porque é o símbolo daqui, né?". O grupo de Ariete de Niterói (RJ), com 19 pessoas, estava terminando o passeio por Itaipu. “Achei tudo impecável, muito organizado. Coisa que o brasileiro não conhece”, comenta. Na loja do Ñandeva e da Coart (Cooperativa de Artesãos de Foz do Iguaçu) estão à venda os trabalhos dos quase 50 artesãos cadastrados. “O movimento está muito bom e é mais um lugar para a gente comercializar o produto”, conta a vendedora Elenice Franciele Poco.

Do lado da loja de artesanato e souvenirs, o pessoal da fotografia também tem trabalho. Ali, por R$ 20, é possível levar uma foto em 15cm x 21cm tirada no Mirante, com Itaipu de fundo. O casal de enfermeiros José Augusto e Simone Figueira Machado, do Rio de Janeiro (RJ), já levou o pacote completo (várias fotos e um pendrive com imagens e vídeos de Itaipu). “Vamos colocar o porta-retrato na estante da sala”, diz José Augusto.