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Itaipu, FPTI e Prefeitura anunciam construção do Mercado Municipal
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02/07/2014

Até 2017, Foz do Iguaçu terá um Mercado Municipal. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (2), no local onde será a construção. O Mercado será um presente para a população de Foz em seu centenário e para os turistas que visitam a cidade. A iniciativa é da Itaipu Binacional, da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e da Prefeitura.

A construção será em um terreno de 10 mil m² na Vila Portes cedido pela prefeitura à FPTI, que será responsável pela construção e gestão do Mercado. O local fica na Avenida José Maria de Brito, 459, onde atualmente funciona o Departamento de Serviços e Manutenção (DRM) da administração municipal.
A concessão será válida por 30 anos, passíveis de ampliação para mais 30. O projeto arquitetônico será desenvolvido pela própria FPTI e o prazo de conclusão das obras é de três anos. Além das atividades comerciais e gastronômicas, o mercado será um local de convivência, entretenimento e lazer.

Participaram da cerimônia o prefeito Reni Pereira; o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek; e o diretor superintendente da FPTI, Juan Carlos Sotuyo, entre outras autoridades representantes do poder público, de secretarias e outros órgãos.
Segundo João José Passini, coordenador do projeto na Fundação PTI, ainda não é possível prever os custos totais da construção, mas a estimativa é que fique em torno de 10 a 15 milhões de reais. Os recursos virão de ministérios, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de instituições privadas, mas antes de apresentar orçamentos, serão definidos os projetos arquitetônico e de infraestrutura.
     
“Nosso primeiro objetivo é achar a alma do Mercado Municipal, que deve ter a cara da comunidade e representar todas as etnias da cidade”, disse Sotuyo. “Não vamos concorrer com espaços que já existem. O Mercado será uma opção diferente, que trará desenvolvimento para a região da Vila Portes e atrairá os turistas que visitam Foz do Iguaçu”, completou.
      
Sonho antigo
Segundo Jorge Samek, a ideia de construir um Mercado Municipal para Foz é antiga. Data de 2003, quando uma pesquisa junto à população detectou a necessidade de um espaço nesses moldes. “Demorou para encontrarmos um local. A primeira opção foi o antigo Cobal, mas o terreno foi repassado ao IFPR. Depois, havia um outro terreno, mas sem estacionamento. Agora estamos no lugar e no momento certos”, disse.
O Departamento de Serviços e Manutenção será transferido para uma área de 16 mil m² na periferia da cidade. Segundo Reni Pereira, a mudança vai ajudar a modernizar a cidade, levando o maquinário pesado para longe de regiões centrais.
      
Agilidade
O prefeito justificou a cessão com a capacidade institucional e técnica do PTI. “Como a Fundação PTI não tem amarras como temos no poder público, certamente teremos o Mercado Municipal em funcionamento em pouco tempo, sem ter problemas com período eleitoral ou renovação do governo”, comentou. “É uma parceria na qual a cidade é a principal beneficiada.”