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Tecnologia
Itaipu, FPTI e empresa inglesa desenvolverão bateria de lítio
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27/05/2015

A Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) assinam nesta quinta-feira, 28 de maio, às 14h30, uma carta-compromisso com a empresa inglesa de tecnologia Mira, uma das mais importantes consultorias mundiais do ramo de pesquisa de veículos híbridos e elétricos, para o desenvolvimento e a fabricação de uma bateria de lítio de arquitetura modular para uso em transportes e energia estacionária.

A cerimônia terá a participação do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek; do diretor da Mira do Brasil, Armando Canales; da diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff; do diretor-superintendente da FPTI, Juan Carlos Sotuyo, e parceiros do projeto. O objetivo final do acordo é ainda mais ambicioso: a criação de um centro de excelência de pesquisa e desenvolvimento sobre armazenamento de energia no Brasil.

Pesquisas

A parceria com a Mira é mais um passo importante que a Itaipu a FPTI dão em relação à mobilidade elétrica e tecnologia. Há um ano, Itaipu desenvolve o Programa de Mobilidade Inteligente (Mob-i). Além de carros elétricos (28 no total, em Curitiba, Brasília e Foz do Iguaçu) o Mob-i conta com postos para abastecimento (os eletropostos) e utiliza a plataforma Mobi.me, aplicativo que fornece em tempo real indicadores como o dinheiro poupado em abastecimento, o CO2 que deixou de ser emitido na atmosfera e o número de quilômetros rodados.

Desde 2006, a empresa desenvolve, em parceria com várias companhias do Brasil e do exterior, o Programa Veículo Elétrico (VE).  Já montou mais de 80 protótipos elétricos, a metade incorporada à própria frota e o restante destinado para os parceiros do programa.  As linhas do VE incluem carros de passeio, caminhão, utilitário, ônibus e até um avião, todos equipados com motor elétrico.

A empresa também mantém uma oficina para montagem dos compactos elétricos modelo Twizy, em parceria com a Renault, e trabalha no projeto da bateria de sódio nacional, com recursos da Finep e parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Outro projeto é na área de armazenamento de energia, em conjunto com o Exército brasileiro.

Bateria de lítio

A bateria de lítio, que será motivo da parceria com a Mira, prevê uma abordagem modular, isto é, poderá ser utilizada em diversos meios de transporte, desde motocicletas até caminhões e ônibus. Mas o foco principal dessa bateria é permitir o armazenamento de energia verde, como a eólica e a solar.

No setor de transporte, colocar no mercado uma bateria de lítio projetada e fabricada no Brasil deverá acelerar o estabelecimento de um novo setor industrial, fazendo com que o País chegue ainda mais perto da possibilidade de transformar a visão de mobilidade limpa e elétrica em realidade. Por sua vez, a expansão de uma indústria de transportes de tecnologia limpa, em todo o território nacional, terá um grande impacto na redução da poluição atmosférica, um dos grandes problemas dos principais centros urbanos brasileiros.

Energia verde

O desenvolvimento de tecnologias adequadas para aplicações estacionárias de energia permitirá a expansão do uso de usinas de geração de energia elétrica a partir de recursos renováveis, como solar e eólica, em áreas de acesso difícil para formas tradicionais de transmissão de energia.
O uso de baterias para armazenar a energia dessas usinas “verdes”, além de beneficiar comunidades que não contam com eletricidade, também ajudará a melhorar a confiabilidade e a segurança no controle e armazenamento de energia para importantes setores da economia brasileira, como sistemas de saúde, metrô e escolas, por exemplo. O desenvolvimento local destas tecnologias resultará na criação de um novo setor industrial, que atuará na cadeia de suprimentos de uma nova indústria de soluções de armazenamento de energia.

Mira

A Mira foi criada pelo governo britânico em 1946 para ser referência na área de pesquisa e desenvolvimento de sistemas para veículos e atua como uma empresa privada sem fins lucrativos desde 1976. Ela desenvolve trens de força (motor e transmissão), sistemas de baterias e faz a integração de sistemas em veículos híbridos e elétricos, contando com uma das mais modernas pistas de testes do mundo e laboratórios avançados.

A empresa tem participação em mais de 18 projetos de veículos híbridos e elétricos e conta, entre seus clientes, com os principais players do setor. A Mira é responsável, entre outras iniciativas, pelos veículos não tripulados – dirigidos somente por câmaras e sensores – que estão circulando no Reino Unido este ano, em caráter experimental.